1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

DPS celebra bodas de prata

dps-25Num evento que reuniu altas individualidades da UEM e da Polícia, antigos chefes e delegados, diretores e outras figuras de destaque, o Departamento de Proteção e Segurança da UEM (DPS) celebrou a 04/08 o seu vigésimo quinto aniversário de existência.
As bodas de prata da DPS que neste ano se celebram sob o lema “25 anos – DPS, pela protecção e segurança, servindo a UEM”, constituem um marco histórico no processo de criação e desenvolvimento de segurança interna da UEM.
O Departamento de Proteção e segurança inicialmente designado Unidade de Proteção e Segurança (UPS), nasce no contexto da desmobilização do efectivo das forças Armadas de Moçambique e para responder igualmente aos crimes de furto que na altura assolavam o património da UEM, objectivo que foi largamente alcançado, pois, o campus da Universidade Eduardo Mondlane se transformou num dos locais mais seguros da cidade de Maputo.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, enalteceu o papel de cada membro do DPS na garantia de segurança dos cerca de 4000 membros da comunidade universitária espalhados pelas diferentes partes do país.
Para Quilambo, os homens e mulheres abnegados do DPS demonstraram ao longo dos anos, alto sentido de responsabilidade, disciplina, entrega, sacrifício e coragem. São estes feitos que devem ser celebrados e que segundo o Reitor “demonstram o espírito moçambicano, patriótico e profissional que está patente em cada membro da DPS”, frisou.
O chefe do Departamento de Protecção e Segurança, dr. Jaime Marques, fez saber que os desafios enfrentados no início da actividade, não foram nada fáceis, desde a inserção na comunidade académica até à socialização à escala de serviço. Porém, “foi um processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da realidade concreta que a situação em si impunha”, afirmou. Apesar de tudo, Marques reiterou a prontidão e o comprometimento da DPS no cumprimento das suas tarefas.

 php shell indir