1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Nilsa A. I. E. Ponda Cherinda

Nilza-Cherinda

PROFª. DOUTORA NILSA A. I. E. PONDA CHERINDA
(Membro Efectivo do CUN pelo Grupo de Directores de Centros)

É Doutorada em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro, Portugal (2012); Mestre em Ensino e Aprendizagem Aberto e à Distância, pela Universidade Nacional de Educação à Distância, Espanha, (2007); Pós-Graduação Profissionalizante em Educação à Distância, pelo Consórcio South African Institute For Distance Education and Commonwealth of Learning (2004); e Licenciada em Ensino de Matemática e Física, pela Universidade Pedagógica (2002).
É docente na UEM, onde lecciona as disciplinas de Métodos Quantitativos I, II e III, Informática para Administradores, Estatística Básica e Estatística Aplicada. Lecciona também os módulos de Avaliação da Aprendizagem na unidade curricular de Transversalidade da Didática da Matemática e na unidade de Tecnologias Digitais em Educação Matemática, no curso de Formação em Ensino da Matemática para Professores dos PALOPS, na Universidade de Aveiro. Foi Instrutora no Programa de Certificado em Integração das TIC em Ciências e Matemática da Universidade Virtual Africana. É igualmente docente dos módulos de Comunidade e Plataformas de Ensino e Aprendizagem, Laboratório de Ensino de Matemática e Ensino Baseado na Web e Aprendizagem online em ursos de mestrado.
Tem 11 artigos publicados em revistas com revisão de pares, livros e proceedings. As suas áreas de pesquisa incluem desenvolvimento de material multimídia para educação, plataformas de e-learning, ensino de Matemática usando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como TIC para garantir a viabilidade e credibilidades do processo de avaliação no ensino à distância.
É Directora do Centro de Ensino à Distância da UEM, desde 2014. Foi Chefe de Departamento de Cursos e Materiais, neste Centro, de 2008 a 2014.
Fez parte de várias Comissões de Trabalho na UEM, com destaque para a Comissão de Organização do Ano Eduardo Mondlane, Comissão da Gala Científica (2014), Comissão de Organização da Conferência da Distance Education Association of Sourthen Africa (2020), e Comissão de Elaboração do Currículo do Curso de Mestrado em Educação à Distância (2014). Coordenou vários projectos de educação à distância, instalação de unidades de educação à distância assim como liderou processos de acreditação de cursos à distância.
É membro do Conselho de Directores e do Pelouro Académico da UEM, desde 20014. É Representante de Moçambique na Sourthen Africa Association of Distance Education (DEASA), desde 2015, sendo Vice-Presidente Associação, desde 2020. É também Membro e Embaixadora de Moçambique na Associação das Mulheres Matemáticas de África, desde 2012.