1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Daniel Chongo

Daniel-Chongo

PROF. DOUTOR DANIEL CHONGO
(Membro Efectivo do CUN pelo Grupo de Professores)

É Doutorado em BioProdução Agrícola, pela Universidade de Tottori, Japão (2008); Mestre em Conservação Biológica, pela Universidade da Cidade de Cabo, África do Sul (2001); e Licenciado em Engenharia Agronómica, opção Engenharia Rural, pela UEM (1998).
É docente e investigador na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) da UEM, onde lecciona as disciplinas de Ciência do Solo, Fertilidade do Solo, Tecnologia e Conservação do Solo, Contaminação e Remediação do Solo, Métodos de Investigação Cientifica, Preparação do Projecto Final e Seminários, nos cursos de Licenciatura em Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal, Agro-economia e Extensão Agrária, Química Ambiental e Ciências e Tecnologia Animal.
A sua área de interesse na investigação é a utilização de adubos orgânicos como alternativa de baixo custo para a nutrição de plantas e melhoramento da produção agrícola bem como para a conservação de solos e água e recuperação de solos degradados. Está integrado em equipas técnicas de vários projectos de investigação conjuntos com o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural e parceiros internacionais, incluindo Melhorar a produtividade na agricultura familiar para aumentar a segurança alimentar (FIAM); Tecnologias agrárias adaptativas e resilientes às mudanças climáticas para as zonas semi-áridas do Sul de Moçambique; Alternativas de controlo do fungo da Bananeira, mal do Panamá, na Província de Nampula; e Técnicas agrárias para aproveitamento de solos salinos, especialmente nas zonas verdes da cidade de Maputo.
Apoiou o processo de criação e estabelecimento da Universidade Zambeze (UniZambeze), tendo sido o Primeiro Director da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal em Mocuba, Zambézia. Por inerência de funções, foi membro do Conselho de Directores, Conselho Académico e Conselho Universitário desta instituição, de 2009 a 2014.
Fez parte de várias Comissões de Trabalho na Faculdade de Agronomia, em particular, e na UEM, em geral. Actualmente, além de ser membro do Conselho de Pós-Graduação da FAEF, é Director do Curso de Engenharia Rural.