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II Encontro Nacional de Pesquisa em Psicologia


Os Desafios da Psicologia no Contexto das Crises: ciclones, pandemia e conflitos militares

 Maputo, 16 a 18 de Novembro de 2022 | Formato Híbrido (presencial/online)
Local: Complexo Pedagógico, Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

A Faculdade de Educação (FACED) da UEM tem como principal missão a “formação de profissionais de Educação e Psicologia, realização de estudos científicos e prestação de serviços específicos que contribuam para a melhoria das práticas nas comunidades, organizações e instituições educativas, e na formulação de políticas educativas”. Como uma unidade académica/orgânica da UEM, a FACED pretende ser um actor relevante na produção científica nacional nos campos da Educação e Psicologia, que contribuam para o desenvolvimento do País.
O desafio de ser actor relevante impõe a necessidade de a FACED estar na dianteira do debate nacional no campo da Psicologia e ter uma produção científica significativa, capaz de informar as políticas públicas voltadas para a promoção da pessoa humana e do seu bem-estar. Para isso, a FACED quer chamar a si a responsabilidade de sistematizar e divulgar o conhecimento no campo da Psicologia produzido por pesquisadores da área de Psicologia, através de eventos científicos e debates académicos. A FACED espera, desta forma, contribuir na reflexão sobre os diversos temas e problemáticas que desafiam a Psicologia em Moçambique.
Para este efeito, foi criada uma comissão de organização do II Encontro Nacional de Pesquisa em Psicologia, subordinado ao lema “Os Desafios da Psicologia no Contexto das Crises: ciclones, pandemia e conflitos militares”. Neste contexto, a FACED propôs-se discutir, de uma forma aberta, questões como as que se seguem:

  • Qual é o contributo da Psicologia no contexto das crises?
  • Que acções foram desenvolvidas no âmbito do tratamento e prevenção dos efeitos das crises na saúde mental dos cidadãos?
  • Quais as interfaces entre a Psicologia de um modo geral e a saúde mental no contexto das crises?

Objectivos do Encontro

  • Divulgar os resultados das pesquisas em Psicologia dentro e fora do país;
  • Avaliar o nível de produção científica realizada no país no campo da Psicologia;
  • Discutir a contribuição da pesquisa em Psicologia para o desenvolvimento socioeconómico;
  • Constituir um espaço de reflexão sistemática e permanente das questões correntes nas ciências psicológicas;

Eixos temáticos

  • Avaliação psicológica num contexto em constantes mudanças;
  • Orientação vocacional/Escolar/Profissional e saúde mental;
  • Intervenção psicológica e saúde mental;
  • Inclusão e saúde mental;
  • Gestão e saúde mental no local de trabalho;

Público - Alvo
O público-alvo para o evento é constituído por: Pesquisadores, Docentes, Estudantes de Graduação e Pós-graduação, Técnicos Pedagógicos e os demais interessados.

Local da realização
Complexo Pedagógico I, Anfiteatro 2502, Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, Cidade de Maputo.
Inscrição: gratuita para estudantes e para participantes com comunicações

Para participantes sem comunicação

  • Docentes e outros funcionários internos (UEM) – 250,00 Mts,
  • Docentes e outros funcionários externos a UEM – 500,00 Mts.
  • O valor deve ser depositado na conta do BIM: 56344488 UEM-FACED.

Normas gerais para a apresentação das propostas
As normais gerais para a apresentação das propostas devem seguir as da Revista Científica da UEM e podem ser acedidas através do link indicado mais adiante.

Modalidades de Participação
 
O III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação terá várias modalidades de participação, combinando o formato presencial e online.

  1. Modalidade Presencial: A modalidade presencial implica a inscrição para participar no evento no Campus Universitário da e posterior publicação nos anais do Encontro . O resumo, uma vez aprovado, será incluído no livro de resumos e todos os participantes envolvidos receberão um certificado.
  2. Modalidade Virtual (Online): A modalidade virtual implica a inscrição para participar no evento de forma não presencial e por via de plataformas  (Online) a serem disponibilizadas para o efeito e posterior publicação nos anais do Encontro. O resumo, uma vez aprovado, será incluído no livro de resumos e todos os participantes envolvidos receberão um certificado.
  3. Poster: Exposição em cartolinas no formato A0 de um trabalho de pesquisa publicado ou não em uma revista científica;

Tipos de Sessões do Encontro

As apresentações dos trabalhos científicos serão organizadas de duas formas, a saber:

  • Plenárias Principais: serão proferidas por painelistas principais, para cada eixo, convidados em função da sua experiência científica e/ou técnico-profissional na área de educação. As conferências principais serão apresentadas a todos os participantes e seguirá o modelo de apresentação – perguntas - debate.
  • Sessões paralelas: As sessões paralelas correspondem as apresentações de cada eixo temático. Os trabalhos inscritos ao Encontro Nacional , seja para apresentação oral ou poster, serão alocados em cada sessão paralela de acordo com a temática. Em cada sessão, enquanto as apresentações orais decorrem, os posters serão afixados na sala correspondente.
  • Mesa redonda: durante o Encontro Nacional serão organizadas mesas redondas e convidadas individualidades ligadas a algumas áreas temáticas propostas.

Assim sendo:

  • Os interessados em participar do evento com alguma comunicação podem inscrever-se submetendo os resumos das suas comunicações usando a ficha preparada para o efeito.
  • Cada autor poderá apresentar uma (1) proposta apenas.
  • Uma proposta pode ter mais que um autor. Nos casos em que houver mais de um autor, a apenas um será o responsável pelo envio da proposta.
  • Só os co-autores efectivamente presentes receberão certificado de apresentação.
  • As propostas devem indicar um dos eixos temáticos.
  • No acto da submissão, os autores devem indicar a modalidade da sua comunicação: apresentação oral (presencial/online) ou em poster.
  • O período de submissão dos resumos e artigos para as comunicações é de 15 de Agosto até ao dia 30 de Setembro de 2022 através do endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.             
  • Os autores receberão por e-mail a notificação da recepção dos resumos. A divulgação de resultados será feito a partir de 30 de Setembro de 2022.
  • Caso os autores dos resumos das comunicações sejam notificados a fazerem algumas correções nos resumos e artigos, deverão submetê-los novamente até ao dia 15 de Outubro de 2022.
  • Os autores dos resumos e artigos das comunicações aprovados deverão submeter os textos completos até ao dia 15 de Outubro de 2022.
  • Os textos finais, por sua vez, serão seleccionados, em função da relevância, profundidade da abordagem e originalidade do tema,  para a publicação na edição especial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, série Ciências da Educação, versão impressa e online (www.revistacientifica.uem.mz).

Instruções param a preparação de resumos

  • Os resumos (alargados) devem ser elaborados com a organização textual seguinte: espaçamento simples entre linhas, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 com entre no mínimo 500 e máximo de 1000 palavras, com 4 a 5 palavras-chave.
  • O resumo deve conter o título em letras maísculas.
  • O título deve expressar exactamente o conteúdo do resumo sendo limitado ao máximo de 15 palavras.
  • Abaixo do título deve ser indicada a lista dos autores e as respectivas afiliações institucionais e email.
  • Os nomes do autor e dos co-autores devem incluir as iniciais do nome próprio e o apelido por extenso, sem incluir os títulos académicos. Havendo mais de um autor, estes devem ser separados por ponto e vírgula; antes do último autor incluir “&”.
  • O autor que irá apresentar a comunicação deverá ser indicado com um asterisco (*).
  • O corpo do resumo deve ter a seguinte estrutura: Introdução, Objectivos, Métodos, Resultados, Referências bibliográficas, apresentados num parágrafo.
  • Não são permitidas abreviaturas, figuras, tabelas nem fotos.
  • As referências bibliográficas devem conter somente obras referenciadas/citadas no corpo do texto.

Língua

  • Os resumos alargados podem ser apresentados em  Português ou em Inglês.

Normalização bibliográfica
Favor de  consultar e seguir as normas que constam do seguinte endereço: http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/rcce/about/submissions#authorGuidelines 
a partir do no 5

Metodologia

  • Para apresentação da comunicação nas sessões paralelas, cada expositor terá 10 (dez) minutos de apresentação mais 15 (quinze) para interagir com o auditório.

Participantes como ouvintes

  • Os interessados em participar como ouvintes podem fazer a sua inscrição entre os dias 01 de Setembro e 31 de Outubro de 2019.

Inscrição

É gratuita para estudantes, gratuita para participantes com comunicações, docentes e outros funcionários internos (UEM) – 250,00 Mts, e Docentes e outros funcionários externos a UEM – 500,00 Mts. O valor deve ser depositado na conta do BIM: 56344488 UEM-FACED.
Para mais informações contacte a Comissão Científica da FACED cita no Edifício da FACED, Campus Universitário Principal, Av. Julius Nyerere ou sra. Carlota Mondlane através do Cell: +258 846252535, +258 822689780, E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Comissão organizadora
Prof. Doutor Xavier Muianga (Coordenador Geral)
Cell: 824156840, e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Doutor Octávio Zimbico – Vice-Coordenador da Comissão Científica
Cell: 849259429, e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Lic. Adérito Nandja
Lic. Moisés Cassilote
Mestre Fausto Gove
Mestre Rosario Mananze
Lic. Francisco Machel
Lic. Domingos Fortunato
Lic. Telma Quiraque,
Lic. Etelvino Mutatisse;
Lic. Jairo Gimo,
Lic. Jofina Féliz
Lic. Fernando Chitoquisso,
Lic. Amélia Machava,
Lic. Clódio Guambe,
Lic. Francisco Machava;
Mestre Pedro Notisso,
Lic. Nelson Buque,
Lic. Natércia Malauene 
Mestre Regina Tomo, 
Lic. Marisa Mate,
Lic. Elódia Miguel,
Lic. Max Budula

 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Doutor Ademilson Soares (Universidade Federal de Minas Gerais)
Prof. Doutor Adriano Niquice (Universidade Pedagógica)
Prof. Doutor António Joaquim Severino (UniNove)
Prof. Doutor Azevedo Nhantumbo (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Catedrático Brazão Mazula (Universidade Eduardo Mondlane)
Profa. Doutora Dalila Andrade de Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais)  
Prof. Doutor Inocente Mutimucuio (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Patrício Langa (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Elias Manjate (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor  Xavier Muianga (Universidade Eduardo Mondlane)
Doutor Aires Mombassa (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Manuel Guro (Universidade Eduardo Mondlane)
Profa. Doutora Alzira Munguambe (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Domingos Buque (Universidade Eduardo Mondlane)
Profa. Doutora Eugénia Cossa (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof Doutora Denise Marcos Bussoletti (Universidade Federal de Pelotas)
Prof. Doutor Franscisco Januário (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Gulherme Basílio (Universidade Pedagógica)
Profa. Catedrática Hildizina Norberto Dias (Universidade Pedagógica)
Prof. Doutor Jonei Cerqueira  (Universidade Federal da Bahia)
Prof. Doutor José Blaunde Patimale (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor José de Sousa Miguel Lopes (Universidade do Estado de Minas Gerais)
Profa. Doutora Marta Isabel Mendonça (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Nelson Zavale (Universidade Eduardo Mondlane)
Profa. Doutora. Rosária Ilgenfritz Sperotto (Universidade Federal de Pelotas)
Doutora Cristina Tembe (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Simão Mucavele (Universidade Eduardo Mondlane)
Prof. Doutor Jaimisse Taimo (Universidade)