A Faculdade veterinária da Universidade da Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição pública de ensino superior, cuja função social é a educação veterinária a nível de graduação, pós-graduação e formação profissional contínua, nas áreas de saúde animal, produção animal e Tecnologia de alimentos.
Actualmente, a faculdade tem organizado processos de revisão curricular com intuito de promover um permanente ajustamento dos seus cursos as exigências da economia, do mercado de trabalho e às necessidades mais imediatas da sociedade moçambicana e global. Nesta perspectiva, procura-se adaptar, de forma contínua, os curricula e os planos de estudos às necessidades do desenvolvimento socioeconómico do país.
A formação de médicos veterinários em Moçambique teve início em 1964, com a implementação do curso de veterinária nos então Estudos Gerais Universitários de Moçambique e com a inauguração, no mesmo ano, da Faculdade de Medicina Veterinária.
A educação veterinária tem como objecto de estudo o animal e as suas diferentes interacções com o homem e com o ambiente. Nos curricula anteriores, as áreas de estudo e de actuação do Médico Veterinário subdividiam-se em (1) saúde animal, (2) saúde pública, (3) produção animal e 4) tecnologia de alimentos.
Para se assegurar um melhor desempenho dos graduados na sua vida profissional, foram efectuadas as revisões curriculares de 1976, 1980, 1985, 1992, 1995, 2003, 2010 e 2012.
A Faculdade de Veterinária desenvolve actividades de investigação, definindo-as como suporte fundamental para a função educativa e como fonte de alimentação do seu sistema de extensão.
Como escola veterinária moçambicana a instituição ministra programas lectivos contextualizados e permanentemente actualizados, através de um sistema de extensão que promove o contacto permanente entre as preocupações sociais nacionais e internacionais e as actividades de investigação e educação veterinária.
Contacto
Website: http://www.veterinaria.uem.mz