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Doutoramento em Educação

Faculdade de Educação
 
Doutoramento em Educação
 
1.Apresentação do Curso
 
Introdução
 
O Doutoramento em Educação (DE) está em conformidade com o Quadro Curricular para a Pós-Graduação (QCPG) e Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação (RCPG) ambos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Trata-se de um Doutoramento  híbrido, com duas componentes, a curricular (de frequência de módulos) e a de investigação (elaboração da tese e artigos científicos).
Este Doutoramento organiza-se em 3 linhas de pesquisa nomeadmente:
- Políticas e Gestão da Educação;
- Trabalho, educação e relações de género;
- Formação Docente, Currículo, Diversidade e Aprendizagem em Contextos Formais e Não-Formais.
 
O Doutoramento em Educação tem em vista qualificar os profissionais de educação, dotando-os de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação, ensino e gestão em diferentes áreas de educação.
 
2.Objectivos do curso
 
Objectivos Gerais
 
O DE visa formar investigadores e profissionais de educação qualificados com competências que lhes permitam conduzir investigação e realizar as actividades de ensino, de extensão e de gestão nos diferentes campos de actuação.
 
Objectivos Específicos
 
Especificamente, com o Curso de Doutoramento em Educação espera-se:   
- Conferir competências de investigação nos diferentes domínios da educação, conciliando habilidades teórico-práticas com as mais avançadas metodologias e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa;
- Fomentar a compreensão crítica das dinâmicas educacionais com base em aportes teóricos, tendo em conta as questões da diversidade, equidade e inclusão;
- Promover o desenvolvimento de capacidades de compreensão crítica dos sistemas de educação, seus modelos de gestão, liderança e de avaliação bem como as respectivas políticas;
- Explorar temáticas relativas aos processos de formação docente, concepção de currículos e da docência;
- Produzir novos saberes no domínio da educação, formação profissional, relações de trabalho e de género e meio ambiente.
 
3.Competências específicas
 
Ao terminar o Curso, os graduados deste Doutoramento, independentemente da linha de pesquisa  em que se inscreverem, deverão ter desenvolvido competências ao nível dos conhecimentos (o “saber”), das habilidades (o “saber fazer”) e das atitudes e comportamentos (o “ser”).
 
No que se refere aos conhecimentos adquiridos, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Demonstrar domínio do sistema de educação nacional;
- Dominar os fundamentos e as principais teorias da educação;
- Seleccionar métodos de investigação científica apropriados aos problemas identificados;  
- Expandir conhecimentos em ciências da educação, e
- Avaliar questões e problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional.
 
Em relação às habilidades, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Desenvolver métodos de investigação científica inovadores e apropriados à área da educação;
- Conceber e realizar investigação em conformidade com padrões de qualidade internacional para resolução de problemas da área educacional;
- Produzir e difundir, sistematicamente, conhecimento científico sobre as problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional, quer em eventos científicos, quer em revistas especializadas, quer noutro tipo de publicação;
- Facilitar processos de ensino e aprendizagem aplicando metodologias e estratégias de avaliação participativas;
- Assessorar o governo, o sector privado e diferentes sectores de desenvolvimento na análise e formulação de políticas, concepção, implementação e avaliação de currículos e gestão na educação;
- Participar no processo de avaliação e garantia de qualidade de diferentes sub-sistemas educacionais vigentes no País e no estrangeiro; 
- Liderar grupos e projectos de pesquisa da área educacional; e
- Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a sua área científica.
No que concerne às atitudes e comportamentos, o pós-graduado deve:
- Ser comunicativo e capaz de integrar-se em equipas de trabalho multidisciplinares;
- Questionar teorias e práticas da área educacional através da investigação científica permanente;
- Cultivar a análise, a síntese e avaliação crítica, de ideias novas e complexas produzidas pela ciência e sociedade, especificamente na área educacional; 
- Pautar pela inclusão nas suas práticas profissionais;
- Reflectir criticamente sobre novos saberes em diferentes áreas da educação e promover a sua expansão; e
- Demonstrar altos valores de ética na condução de pesquisas e no desempenho profissional.
 
4.Perfil ocupacional do graduado
 
Tendo em conta as suas competências, o Doutorado em educação pode actuar, entre outros, nos seguintes sectores:
- Instituições de educação e investigação no país quer públicas quer privadas;
- Ministérios do sector da educação;
-Instituições de formação; e
-Outras instituições públicas e/ou privadas que tratam da educação e/ou formação. 
 
5.Público – alvo
 
O  Doutoramento em Educação destina-se a indivíduos nacionais ou estrangeiros com grau de Mestre em qualquer área científica.
 
A selecção dos candidatos será feita por uma Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação, presidida pelo Director da Faculdade. 
O Processo de selecção obedecerá os seguintes critérios:
- Média final de Mestrado Académico ou profissionalizante não inferior a 14 valores; – Possuindo Diploma de Mestrado Profissionalizante, reunir o número de créditos equivalente ao Mestrado Académico e possuir experiência de investigação comprovada de pelo menos 3 anos;
- Disponibilidade financeira;
- Resultados da avaliação do Pré-Projecto do Doutoramento, e ou da entrevista e da análise dos documentos entregues no acto de candidatura; – Ter competências de produção e compreensão oral e escrita na língua inglesa.
 
6.Documentos de Candidatura
 
A candidatura ao Curso de Doutoramento em Educação pode ocorrer em qualquer período do ano académico, devendo o candidato juntar os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido a(o) Director(a) da Faculdade de Educação, solicitando o ingresso ao curso de Doutoramento;
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou DIRE (para estrangeiros); 
- Fotocópia autenticada do certificado de Mestrado ou equivalente reconhecido na República de Moçambique;
- Plano de estudos do curso de Mestrado com indicação dos respectivos créditos;
- Duas cartas de recomendação;
- Curriculum Vitae; 
- Proposta do Pré-Projecto de pesquisa do Doutoramento; 
- Demais requisitos definidos em edital próprio.
 
7.Duração do curso
 
As duas componentes de formação do DE são realizáveis em 4 anos, correspondentes a 8 semestres, na modalidade presencial. O 1º ano está reservado à componente curricular e os restantes 3 à componente de investigação.
A componente curricular, com a duração de 1 ano (2 semestres), é reservada à frequência de um total de 4 módulos obrigatórios, de cursos de curta duração ou outros módulos sugeridos pelos docentes, bem assim o ajustamento/refinamento, submissão e defesa do projecto de pesquisa da Tese de Doutoramento perante um júri para o efeito nomeado. 
A componente de investigação tem a duração de 3 anos (6 semestres), período em que os doutorandos, sob orientação dos seus supervisores, expandem a revisão crítica de literatura, recolhem e analisam dados, partilham e discutem os resultados preliminares da sua pesquisa através de seminários e conferências científicas e da publicação de artigos, ao mesmo tempo que redigem a Tese. 
O doutorando que completar com sucesso as duas componentes acumula 180 créditos académicos. 
 
8.Idioma
 
Língua Portuguesa 
 
9.Regime de estudo
 
Pós-laboral
 
10.Horário
 
O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h.  
 
11.Local 
 
Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo
 
12.Período de inscrição
 
As candidaturas ao Curso de Doutoramento em Educação acontecem em Novembro/Dezembro. E o período de inscrição é de acordo com o calendário académico.
 
13.Matrículas e Propinas
 
O Curso está sujeito à seguinte propina:
- 13.500,00 Mt.
 
14. Contacto do Coordenador
 
Prof. Doutor Domingos Buque. Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
15. Plano de estudos
 
Ano I Semestre II Semestre
Módulo CR Módulo CR
I Problemas Epistemológicos de Pesquisa em Educação 12 Metodologia de Investigação em Educação 12
Educação, Sociedade e Cultura 09 Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento 09
Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional 09 Seminários Temáticos 09
Subtotal 30 Subtotal 30
 
II Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese I 10 Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese II 10
    Estágio Docente 10
Subtotal 10 Subtotal 20
 
III Exames de Qualificação da Tese 20 Actividades de Comunicação Científica (Artigos ou eventos científicos) 04
    Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese III 10
Subtotal 20 Subtotal 14
 
V Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese IV 10 Desefa da Tese 36
Subtotal 10 Subtotal 36
Total do Curso 180
 
 
16. Grupo de professores
 
Item Professor Categoria Área de Formação Instituição
01 António Cipriano Prof. Auxiliar Educação UEM
02 Cristina Tembe

Doutora

Educação UEM
03 Domingos Buque Prof. Auxiliar Educação UEM
04 Feliciana Eduardo Profa. Auxiliar Educação UEM
05 Flávia Werle Profa. Titular Educação UNISINOS
06 Inocente Mutimucuio Prof. Associado Física UEM
07 Manuel Bazo Prof. Auxiliar Educação UEM
08 Manuel Guro Prof. Auxiliar  Educação UEM
09 Nelson Zavale Prof. Associado Educação UEM
10 Rosária Sperotto Profa. Associada Educação UFPEL
 
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