1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Mestrado em Economia Agrária

Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
 
Mestrado em Economia Agrária
 
 
1.Apresentação do Curso
 
Introdução
 
A maior parte dos indicadores económicos sugerem que Moçambique é um país pobre. A mal nutrição assola cerca de 40% das crianças, e um pouco mais de metade da população Moçambicana vive abaixo da linha da pobreza. Assim, a redução da pobreza é fundamental para melhorar as condições de vida da população. A agricultura continua a ser um sector chave na economia Moçambicana. A maior parte da população, incluindo os pobres, vive nas zonas rurais e depende da agricultura para alimentação, emprego, e renda monetária. Além disso, a agricultura contribui com cerca de 25% do produto nacional bruto.  
Moçambique tem recursos naturais e populacionais os quais proporcionam uma vantagem económica absoluta na agricultura. Contudo, para que os recursos naturais possam contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, as vantagens absolutas devem ser transformadas em vantagens económicas comparativas, através de uma maior integração entre os diversos sectores produtivos da economia nacional, e entre os sectores nacionais e regionais. Adicionalmente, o uso eficiente dos recursos deve ser feito de forma a proporcionar um crescimento económico que se traduz em desenvolvimento rural. Desenvolvimento rural é um processo de transformação que resulta na melhoria das condições de trabalho, saúde, educação, poder de compra, participação na tomada de decisão, e lazer de indivíduos que vivem numa comunidade rural.
Essa transformação rural passa pela existência de uma economia rural dinâmica, com mercados rurais (de crédito, seguros, trabalho, e produtos e insumos agrários) que induzem os produtores a especializarem-se em actividades produtivas que lhes conferem vantagens económicas comparativas. O processo de desenvolvimento rural pressupõe a existência de actores com capacidade de promover a ligação e interacção vantajosa dos diversos sectores e actores económicos, que resultem no uso eficiente dos recursos produtivos e criação de oportunidades de negócio. Parte deste conhecimento é objecto das disciplinas do curso de Economia Agrária (segundo ciclo) a ser leccionado na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane.
Portanto, o curso de Mestrado em Economia Agrária surge como resposta à demanda nacional e particularmente do sector agrário, de especialistas na área de economia agrária e responde ao objectivo central do governo de combater a pobreza e promover o desenvolvimento rural em Moçambique, e enquadra-se no processo de reforma curricular na UEM. O curso de mestrado em Economia Agrária está harmonizado com os instrumentos do desenvolvimento do país tais como o Plano estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) e o Plano Operativo do Desenvolvimento Agrário (PODA). O curso de Mestrado em Economia Agrária é um curso aplicado, que oferece especialização em Economia Agrária. Especificamente, o curso tem quatro ramos a saber: (i) Agronegócios, (ii) Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário, (iii) Mercados Agrários e (iv) Economia dos Recursos Naturais. Estas orientações estão desenhadas a complementarem-se no sentido do desenvolvimento e implementação de cadeia de valores de valores de produtos agrários com vista a proporcionar a comercialização dos produtos agrários nacionais nos mercados domésticos, regional e internacional. 
 
2.Objectivos
 
Geral
 
O objectivo geral do Curso do Mestrado em Economia Agrária é preparar profissionais inovativos, proactivos, e auto confiantes na identificação e resolução de problemas concretos do desenvolvimento da agricultura e das comunidades rurais a nível nacional e regional com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento rural em Moçambique. 
 
Objectivos Específicos
 
1)Desenvolver no graduado capacidades de avaliar, aplicar e analisar de forma crítica as diferentes técnicas para resolver problemas na área de economia agrária;
2)Dotar o graduado de capacidades de criar o auto-emprego e trabalhar com outros agentes no país, na região e no mundo em geral; e
3)Capacitar o graduado na gestão dos empreendimentos agrários nas condições de riscos.
 
3.Competências especificas 
 
As competências genéricas referem-se às capacidades que são necessárias em todos os domínios de conteúdo e podem ser utilizadas em situações profissionais novas. Estas competências são por causa da sua transmissibilidade, o conjunto básico de capacidades para a vida quotidiana, dentro e fora da profissão.
As competências específicas relativas ao conhecimento, habilidades e atitudes específicas que serão adquiridas ao longo do curso e são compostas por competências do saber, saber fazer e ser como se descreve de seguida. 
 
3.1.Nas competências do saber o graduado deve:
- Explicar a teoria económica;
- Descrever os métodos de investigação;
- Descrever os métodos quantitativos usados na agricultura;
- Compreender o ambiente envolvente no sector agrário;
- Explicar as teorias e métodos para a planificação e avaliação de projectos agrários;
- Explicar as políticas agrárias vigentes em Moçambique;
- Descrever os procedimentos e métodos de desenho e avaliação de políticas agrárias; e
- Descrever os métodos para analisar o mercado de produtos agrários.
 
3.2.Nas competências do saber fazer o graduado deve:
- Avaliar e executar diferentes alternativas de comercialização dos produtos agrários; 
- Gerir a produção, negócios agrários, recursos humanos, materiais e financeiros;
- Planificar e implementar actividades agrárias;
- Avaliar e escolher alternativas de produção e negócios agrários tendo em conta os factores limitantes associados ao processo de produção;
- Elaborar, executar e avaliar alternativas económicas e financeiras de uma exploração familiar, empresarial, e cooperativa;
- Avaliar a estrutura, conduta e desempenho dos mercados agrários;
- Analisar e interpretar os sinais de mercados de produtos e factores de produção ao nível local, nacional, regional e internacional;
- Adaptar as tecnologias ao contexto local e promover a sua adopção;
- Organizar a gestão de recursos naturais e do ambiente; e
- Processar, formular, monitorar e avaliar as políticas agrárias.
 
4.Perfil ocupacional do graduado
 
O Mestre em Economia Agrária está capacitado a trabalhar nos seguintes sectores:
- Instituições do ensino superior; 
- Instituições de investigação agrária;
- Instituições governamentais (Ministério da Agricultura, Finanças, Desenvolvimento, Comércio, etc.);
- Instituições financeiras (bancos, micro bancos, etc.);
- Empresas privadas; e
- Organizações não governamentais.
 
5.Público-alvo
 
- Licenciados em cursos de áreas agrárias, económicas, gestão, administração e outras áreas afins;
- Licenciados em cursos de áreas afins as áreas descritas acima; 
- Outros candidatos com experiência comprovada no sector agrário, a serem avaliados por uma comissão para o efeito;
 
6.Documentos de Candidatura
 
No acto de candidatura deve  apresentar-se os seguintes documentos:
- Ficha de candidatura (a ser obtida na secretaria de mestrado da FAEF):
- Carta endereçada ao Director do Curso indicando o ramo e a motivação:
- Certificado de habilitações de Licenciatura 
- Certificado de disciplinas feitas:
- Uma carta de recomendação académica:
 
Os candidatos devem cumprir as condições estipuladas no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UEM para admissão ao Mestrado Académico isto é, possuir nota de conclusão de licenciatura igual ou superior a 14 valores ou não inferior a 12 valores com comprovada experiência profissional de 3 anos.
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
 
7.Duração do curso
 
O curso de Mestrado em Economia Agrária tem a duração de dois anos e consiste de duas fases consecutivas, como se apresenta no Quadro 1:
 
Quadro 1: Estrutura e componentes do curso de mestrado em Economia Agrária
 
Período I Trimestre II Trimestre III Trimestre  IV Período
I

Aquisição de conhecimentos: disciplinas obrigatórias e opcionais (55% do tempo de contacto directo)

Aquisição de capacidades: disciplinas obrigatórias comuns aos cursos (30% do tempo de contacto directo)

Estudo independente

Aplicação de conhecimentos e capacidades

Simulação de projectos I (15% do tempo de contacto)

II Aplicação de conhecimentos e capacidades - Dissertação/artigo científico (100% do tempo total
 
8. Idioma
 
A língua oficial para o curso é a portuguesa.
 
9.Regime de estudo
 
O regime de formação é a tempo inteiro. O leccionamento das aulas obedece o calendário académico da UEM. 
 
10.Horário
 
As aulas geralmente decorrem entre as 15 e as 19 horas.
 
11.Local 
 
Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Campus Universitário, Tel.(+258) 21492177/8, Extensão: 1739; Fax (+258) 21492176; Correio electrónico: dir.faef@gmail, Maputo; Moçambique.
 
12.Periodo de inscrição
 
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
Os resultados das candidaturas serão divulgados até duas semanas depois da submissão. 
 
13.Matrículas e Propinas
 
Inscrição: 7.000,00 (Sete mil meticais) para os dois anos.
Propinas: 9.500,00 (Nove mil e quinhentos meticais) por mês.
 
14. Contacto do Director do Curso
 
Prof. Doutor João Enganado Mutondo –  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
15.Plano de estudo
 
Cada trimestre do curso de Mestrado em Economia Agrária compreende dois períodos de 11 semanas, separadas de uma semana intercalar. O primeiro ano do curso conta igualmente com uma disciplina de seminários consistindo de um grupo de temas com vista a conferir aos estudantes as competências genéricas do curso assim como tópicos especiais da área que, pela sua dinâmica, deverão ser definidos e aprovados pelo conselho de gestão do curso antes do início do ano lectivo. A 1ª fase do curso corresponde a 60 créditos. Dado que o desenvolvimento do sector agrário tem sido feito actualmente usando o modelo de cadeia de valores, a formação de quadros na área agrária e em especial em economia agrária deve responder esta nova abordagem. Assim, o curso de economia agrária divide-se em quatro ramos fundamentais para o desenvolvimento de cadeia de valores no sector agrário a saber: (i) Agronegócios, (ii) Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário, (iii) Mercados Agrários e (iv) Economia dos Recursos Naturais. Os quatro ramos tem um tronco comum que aprofunda o conhecimento da teoria económica e métodos quantitativos e os respectivos ramos aprofundam os conhecimentos específicos nas disciplinas subsequentes. As actividades de investigação e redacção da dissertação, culminando com a apresentação e defesa da dissertação correspondente a 60 créditos. Os tópicos das dissertações são específicos para cada ramo. Os quadros 2-5 abaixo apresentam os planos dos estudos dos quatro ramos.
 
Quadro 2: Planos de Estudo do Ramo Agronegócios
 
Ano  I Semestre  II Semestre 
Módulo CR Módulo CR
 I Métodos de Investigação Científica 08 Gestão de Operações de Agronegócios 04
Microeconomia 04 Econometria 05
Macroeconomia 04  Opcional II 04 
Opcional I 04   Seminários III 03
 Análise Finaceira e de Risco 04   Simulação de Projectos 09 
 Gestão de Agronegócios 04     
 Estatística Aplicada 05     
 Seminários II 01     
 Subtotal 35  Subtotal  25
     
     Módulo CR 
 II

   Dissertação

60 
    Total do Curso 120 

 

Quadro 3: Plano de Estudos do Ramo de análise de Políticas e de Desenvolvimento Agrário

Ano I Semestre II Semestre
Módulo CR Módulo CR
I Métodos de Investigação Científica 08 Análise Quantitativa de Políticas Agrárias 04
Microeconomia 04 Econometria 05
Macroeconomia 04 Opcional II 04
Opcional I 04 Seminários III 03
Seminários I 01 Simulação de Projectos 09
Economia de desenvolvimento 04    
Análise de Políticas Agrárias e Alimentares 04    
Estatística Aplicada 05    
Seminários II 01    
Subtotal 35 Subtotal 25
 
  Módulo CR
II Dissertação 60
Total do Curso 120

 

Quadro 4: Plano de Estudos do Ramo de Mercados Agrários

Ano I Semestre II Semestre
Módulo CR Módulo CR
I Métodos de Investigação Científica 08 Análise de Preços de Produtos Agrários 04
Microeconomia 04 Econometria 05
Macroeconomia 04 Opcional II 04
Opcional I 04 Seminários III 03
Seminários I 01 Simulação de Projectos 09
Comércio Internacional 04    
Comercialização Agrária 04    
Estatística Agrária 05    
Seminários II 01    
Subtotal 35 Subtotal 25
 
  Módulo CR
II Dissertação 60
Total do Curso 120

 

Quadro 5: Plano de Estudos do ramo de Economia dos Recursos Naturais

Ano I Semestre II Semestre
Módulo CR Módulo CR
I Métodos de Investigação Científica 08 Métodos Quantitativos na Economia Ambiental 04
Microeconomia 04 Econometria 05
Macroeconomia 04 Opcional II 04
Opcional I 04 Seminários III 03
Seminários I 01 Simulação de Projectos 09
Economia dos Recursos Naturais 04    
Economia e Governação da Agua 04    
Estatística Aplicada 05    
Seminários I 01    
Subtotal 35 Subtotal 25
 
  Módulo CR
II Dissertação 60
Total do Curso 120

 

16. Grupo de Professores

Item Professor Categoria Área de Formação Instituição
01 dDomingos Cugala Prof. Associado Protecção Vegetal UEM
02 Emílio Tostão Prof. Associado Economia Agrária UEM
03 Faizal Carsane Prof. Auxiliar Economia Agrária UEM
04 Hélder Zavale Prof. Auxiliar  Economia Agrária UEM
05 Inácio Maposse Prof. Associado Produção Vegetal UEM
06 João Mutondo Prof. Associado Economia Agrária UEM
07 Manuela Sylivestre Prof. Associado Economia Agrária UEM
08 Mário Paulo Falcão Prof. Auxiliar Eng. Florestal UEM
09 Matias Farahane Prof. Auxiliar Economia Agrária UEM
10 Rafael Uaiene Prof. Auxiliar Economia Agrária IIAM
11 Rosta Mate Assistente Eng. Florestal UEM

 

 

bedava bonus deneme bonusu  buca escort alsancak escort buca escort gaziemir escort izmir escort alsancak escort buca escort cesme escort gaziemir escort buca escort bornova escort alsancak escort bornova escort bornova escort cesme escort buca escort gaziemir escort alsancak escort gaziemir escort bornova escort karsiyaka escort alsancak escort mavisehir escort izmir escort buca escort alsancak escort escort izmir izmir escortlar izmir escortlari izmir escort bayan izmir escort bayanlar izmir bayan escort izmir bayan eskort porno izle izmir escort alsancak escort bornova escort konak escort balçova escort izmir escort bayan escort izmir karşıyaka escort alsancak escort buca escort buca escort alsancak escort bornova escort izmir escort izmir escort bayan escort izmir izmir eskort buca escort gaziemir escort bornova escort alsancak escort çiğli escort çeşme escort karşıyaka escort alsancak escort izmir escort izmir escort bayan escort izmir izmir eskort buca escort gaziemir escort bornova escort alsancak escort çiğli escort çeşme escort karşıyaka escort alsancak escort izmir rus escort izmir vip escort izmir escort izmir escort bayan escort izmir izmir eskort buca escort gaziemir escort bornova escort alsancak escort üçyol escort izmir escort izmir escort bayan escort izmir izmir eskort buca escort izmir escort izmir escort bayan escort izmir izmir eskort buca escort gaziemir escort bornova escort alsancak escort çiğli escort çeşme escort karşıyaka escort balçova escort izmir escort izmir escorts çeşme escort üçyol eskort izmir rus escort izmir anal escort izmir sınırsız escort izmir grup escort Lara escort Lara escort Lara escort Konyaaltı escort Konyaaltı escort Konyaaltı escort Kundu escort Kundu escort Kundu escort Side escort Side escort Side escort Manavgat escort Manavgat escort Manavgat escort Belek escort Belek escort Kemer escort Kemer escort Antalya eskort Antalya eskort Antalya eskort Antalya escort Antalya escort Antalya escort Antalya escort bayan Antalya escort bayan escort antalya escort antalya izmir escort izmir escort bayan izmir escort bayanlar izmir escort kiz izmir escort kizlar izmir escort partner izmir escort partnerler escortizmir izmir eskort izmir escort eskort izmir bayan escort izmir bayan partner izmir escort bayan izmir escort bayanlar izmir alsancak escort buca escort gaziemir escort bornova escort escort bornova buca escort escort buca escort bayan izmir escort kız php shell indir Ankara Escorttummy tuck in turkeyتجميل الأنف في تركياjigolo ilanlarıpromosyonliposuction surgeryjigolo kiralagastric balloonbedava jigolokonya escortbalıkesir escorthttps://www.promosyonbank.com/https://www.promosyonbank.com/زراعة الشعر في تركيازراعة الشعر في تركياkamagraanamur escortdhi hair transplant turkeyaydın escorttarsus escortşişli escortsilivri escortselçuklu escortavcılar escort antalya escort antalya escort antalya escort halkalı escort anadolu yakası escort beylikdüzü escort fındıkzade escort atakoy escort findikzade escort findikzade escort şişli escort dental implantsKaraman Escortartvin escort nakliyat jasminbett evden eve nakliyat evdenevenakliyat-istanbul instagram takipçi satın al Maltepe çilingirgastric balloon turkey ajanda imalatıplastic surgery turkeyشفط الدهون بالفيزر في تركياتكبير الثدي في تركياjigolo sitesijigolo olmak istiyorumjigolo sitesijigolo sitesijigolo olmak istiyorumjigolo sitesibahis siteleribedava bonusantalya escorttakipçi satın alataköy escortataköy escortcosmetic surgery in turkeyfue hair transplanthakkari escorttürbanlı escortgiresun escortstomach botox operation in turkeypaykasa1xbettempobeteskişehir escortpromosyon kurşun kalem1xbet giris bedava bonus deneme bonusu antalya rafting evden eve nakliyat php shell download php bypass shell