Mestrado em Extensão Agrária
Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
Mestrado em Extensão Agrária
1.Apresentação do Curso
Introdução
A maior parte da população moçambicana vive da agricultura, considerada a base de desenvolvimento económico do país. Ao longo dos anos vários investimentos tem sido feitos no sector agrário mas os resultados continuam ainda longe de serem os mais efectivos. A produção e produtividade agrárias continuam muito baixas e a segurança alimentar nacional depende largamente de importações. As importações representam grandes gastos de divisas e uma alta vulnerabilidade aos mercados globais voláteis.
Tendo em conta as constantes instabilidades do mercado e para dinamizar o sector agrário o país aprovou em 2016, o Plano Operacional para o Desenvolvimento Agrário (PODA). PODA surge da necessidade de alinhar as várias políticas nacionais com destaque para o Plano Estratégico do Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) 2011-2020 aprovado em 2010 e o Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) 2013-2017 – aprovado em 2013, ao novo Plano Quinquenal do Governo (PQG) 2015-2019. Pretende-se com o PODA prestar serviços agrários de forma simplificada, coordenada, racional, eficiente, integrada, funcional e sustentável (MASA, 2016).
A visão do governo de Moçambique de ter um sector agrário, próspero, competitivo e sustentável, capaz de oferecer respostas aos desafios da segurança alimentar e nutricional e atingir mercados agrários a nível global - operacionalizado pelo PODA, só será possível se acompanhado por formação de quadros competentes que possam, de forma efectiva, difundir as informações e novos conhecimentos aos produtores. Este é o foco do presente curso. O curso de mestrado em Extensão Agrária pretende formar quadros com conhecimentos sólidos em Extensão Agrária mas que tenham uma perspectiva holística de produção, protecção, mercados, economia rural, investigação e politicas nacionais. Esta formação enquadra-se nos desideratos da Universidade Eduardo Mondlane de ser uma universidade mais interventiva que contribui, de forma mais efectiva, na resolução dos problemas do país.
2.Objectivos
Objectivo geral
O curso de mestrado em Extensão Agrária tem por objectivo geral, formar quadros capazes de analisar contextos, conceber, implementar, gerir e avaliar programas de extensão que conduzam à melhoria do bem-estar das comunidades, contribuindo deste modo para a promoção do desenvolvimento socio-económico do país.
Objectivos Específicos
- Diagnosticar e compreender processos que conduzem à inovação e transferências de tecnologias;
- Elaborar e implementar estratégias de comunicação para disseminação de tecnologias;
- Conceber programas de capacitação de produtores e técnicos agrários;
- Contribuir na elaboração de estratégias para o desenvolvimento agrário;
- Identificar e criar oportunidades para marketing de produtos agrários;
- Identificar, descrever e gerir actores envolvidos nos diferentes sistemas de informação Agrária;
- Conceber, implementar e avaliar programas e projectos de Extensão Agrária; e
- Monitorar e avaliar processos de inovação e transformação das comunidades rurais.
3.Competências específicas
3.1.O graduado em Extensão Agrária deverá saber:
- Compreender o contexto rural e propor soluções adequadas;
- Explicar as políticas de desenvolvimento rural em actividades de extensão;
- Descrever as ligações inter e intra sectorial e seu impacto na Extensão Agrária;
- Caracterizar os diferentes actores envolvidos na Extensão Agrária;
- Explicar as teorias de difusão tecnológica;
- Explicar os diferentes métodos de Extensão Agrária;
- Explicar os procedimentos de planificação e implementação de projectos e programas de Extensão Agrária; e
- Descrever as metodologias de planificação e capacitação de instituições locais.
3.2.Nas competências do saber fazer o graduado deve:
- Identificar os factores de adopção tecnológica;
- Elaborar estratégias de comunicação;
- Conceber programas de capacitação de produtores e técnicos agrários;
- Identificar e analisar os vários actores envolvidos na Extensão Agrária suas potencialidades e necessidades;
- Negociar, persuadir, e envolver actores relevantes para a produção e disseminação de conhecimento e tecnologias agrárias;
- Explorar oportunidades de mercado para produtos agrários;
- Ligar os pesquisadores e decisores com os produtores rurais e os produtores entre si;
- Conceber, implementar e avaliar programas de Investigação e Extensão Agrária; e
- Conceber, formar e supervisionar redes de extensão.
4.Perfil ocupacioonal do graduado
O graduado em extensão agrária poderá trabalhar como:
- Produtor privado;
- Extensionista
- Supervisor de rede de extensão
- Consultor de extensão
- Investigador
- Animador rural
- Produtor de programas de rádio e televisão comunitários
- Gestor de programas e projectos de desenvolvimento rural
- Consultor de desenvolvimento rural
5.Público –alvo
Os candidatos que pretendem frequentar o curso de Mestrado em Extensão Agrária devem ser:
- Licenciados em cursos de áreas agrárias;
- Licenciados em cursos de áreas afins ao sector agrário;
- Outros candidatos com experiência comprovada no sector agrário, a serem avaliados por uma comissão para o efeito;
6.Processo de candidatura
No acto de candidatura deve apresentar-se os seguintes documentos:
- Ficha de candidatura (a ser obtida na secretaria de mestrado da FAEF):
- Carta endereçada ao Director do Curso indicando o ramo e a motivação:
- Certificado de habilitações de Licenciatura
- Certificado de disciplinas feitas:
- Uma carta de recomendação académica:
Os candidatos devem cumprir as condições estipuladas no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UEM para admissão ao Mestrado Académico isto é, possuir nota de conclusão de licenciatura igual ou superior a 14 valores ou não inferior a 12 valores com comprovada experiência profissional de 3 anos.
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
7.Duração do curso
O curso de Mestrado em Extensão Agrária tem a duração de dois anos e consiste de duas fases, como se apresenta no Quadro 1:
Período | I Trimestre | II Trimestre | III Trimestre | IV Trimestre |
I Ano |
Aquisição de conhecimentos: disciplinas obrigatórias e opcionais (55% do tempo de contacto directo) Aquisição de capacidades: disciplinas obrigatórias comuns aos cursos (30% do tempo de contacto directo Estudo independete |
Aplicação de conhecimentos e capacidades Simulação de Projectos I (15% do tempo de contacto) |
||
II Ano | Aplicação de conhecimentos e capacidades - Dissertação/artigo científico (100% do tempo) |
8. Idioma
A língua oficial para o curso é a portuguesa
9.Regime de estudo
O regime de formação é a tempo inteiro. O leccionamento das aulas obedece o calendário académico da UEM.
10.Horário
As aulas geralmente decorrem entre as 15 e as 19 horas.
11.Local
Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Campus Universitário, Tel.(+258) 21492177/8, Extensão: 1739; Fax (+258) 21492176; Correio electrónico: dir.faef@gmail, Maputo; Moçambique.
12.Periodo de inscrição
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
Os resultados das candidaturas serão divulgados até duas semanas depois da submissão.
13.Matrículas e Propinas
Inscrição: 7.000,00 (Sete mil meticais) para os dois anos.
Propinas: 9.500,00 (Nove mil e quinhentos meticais) por mês.
14. Contacto do Director do Curso
Prof. Doutora Nícia Givá –
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15.Plano de estudo
Cada trimestre do curso de Mestrado em Extensão Agrária compreende um período de 11 semanas, seguidas duma semana intercalar e um quarto período de 5 semanas para as actividades de Simulação de Projectos no campo. O primeiro ano do curso conta igualmente com uma disciplina de seminários consistindo de um grupo de temas com vista a conferir aos estudantes as competências genéricas descritas em 5.1 assim como tópicos especiais da área que, pela sua dinâmica, deverão ser definidos e aprovados pelo conselho de gestão do curso antes do início do ano lectivo. A 1ª fase corresponde a 60 créditos. O segundo ano compreende actividades de investigação e redacção da dissertação/ artigo científico, culminando com a apresentação e defesa da dissertação correspondente a 60 créditos. As componentes do curso são esquematizadas no quadro 2.
Ano | I Semestre | II Semestre | ||
Módulo | CR | Módulo | CR | |
I | Métodos de Investigação Científica | 08 | Programas de Extensão | 04 |
Inovação e Transferência de Tecnologia | 05 | Opcional I | 04 | |
Perspectivas de Extensão Agrária | 04 | Opcional II | 04 | |
Sociologia Agrária | 04 | Seminários III | 03 | |
Seminários I | 01 | Simulação de Projectos | 09 | |
Princípios de Organização, Liderança e Negociação | 04 | |||
Participação, Governação e Desenvolvimento | 04 | |||
Estatística Aplicada | 05 | |||
Seminários II | 01 | |||
Subtotal | 36 | Subtotal | 24 | |
Módulo | CR | |||
II | Dissertação | 60 | ||
Total do Curso | 120 |
16. Grupo de Professores
Item | Professor | Categoria | Área de Formação | Instituição |
01 | Castilho Amilai | Prof. Auxiliar | Desenvolvimento Rural | UEM |
02 | Domingos Cugala | Prof. Associado | Protecção Vegetal | UEM |
03 | Emílio Tostão | Prof. Assocaido | Economia Agrária | UEM |
04 | Eunice Cavane | Profa. Associada | Extensão Rural | UEM |
05 | Helder Zavale | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | UEM |
06 | Inácio Maposse | Prof. Associado | Produção Vegetal | UEM |
07 | Luís Artur | Prof. Associado | Sociologia de Desastres | UEM |
08 | Nícia Givá | Profa. Auxiliar | Comunicação Ambiental | UEM |
09 | Rosta Mate | Assistente | Eng. Florestal | UEM |