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Mestrado em Educação

Faculdade de Educação
 
Mestrado em Educação
1.Apresentação do Curso
 
Introdução
 
O Mestrado em Educação (ME) é oferecido como um Mestrado Académico híbrido, conforme previsto no Quadro Curricular para a Pós-Graduação da UEM, comportando as componentes curricular e de dissertação. Este mestrado está em harmonia com a visão da UEM sobre a necessidade de se alicerçar as práticas de ensino e aprendizagem na investigação, facto que obriga os mestrandos a fazer investigação em cada módulo bem como na fase de elaboração da dissertação.  
 
O ME organiza-se em três áreas de concentração, nomeadamente:
- Formação docente e Aprendizagem em Contextos formais e não formais;
- Gestão e Avaliação da Educação; e
- Currículo, Sociedade e Cultura.
 
Este Mestrado é um espaço privilegiado para, à luz da visão e missão da UEM, formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de actividades de pesquisa e ensino e para a intervenção efectiva e eficaz a nível da sociedade, da instituição e da sala de aulas na resolução de problemas ligados à sua área de concentração.
 
2.Objectivos do curso
 
Objectivos Gerais
 
O Mestrado em Educação visa formar profissionais de educação qualificados com competências para a realização de actividades de pesquisa, ensino e gestão nas suas respectivas áreas de actuação.
 
Objectivos Específicos
 
Especificamente, com o Curso de Mestrado em Educação espera-se:   
- Proporcionar espaços para produção, sistematização e aperfeiçoamento do conhecimento científico na área da educação, incluindo as questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão;
- Desenvolver nos mestrandos conhecimentos para análise crítica e interpretação de dados, e de discussão de resultados de investigação em áreas que envolvem processos educacionais e/ou formacionais;
- Oferecer aos mestrandos aportes teórico-metodológicos para a compreensão da complexidade do fenómeno educacional tanto em contextos formais quanto em contextos não formais;
- Desenvolver competências de análise, planificação, concepção, gestão e avaliação de processos e do sistema educativo ao nível da sociedade, da instituição e da sala de aulas.
 
3.Competências específicas
 
Ao terminar o Curso, os graduados deste Mestrado, independentemente da sua área de concentração, deverão ter desenvolvido competências ao nível dos conhecimentos (o “saber”), das habilidades (o “saber fazer”) e das atitudes e comportamentos (o “ser”).
No que se refere aos conhecimentos adquiridos, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Demonstrar que conhece o sistema de educação nacional;
- Conhecer os conceitos teóricos e os problemas fundamentais do campo da educação;
- Seleccionar métodos de investigação científica apropriados à compreensão e solução dos problemas identificados;  
- Expandir conhecimentos em ciências da educação;
- Avaliar questões e problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional.
 
Em relação às habilidades, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Aplicar métodos de investigação científica inovadores e apropriados à área da educação;
- Projectar e desenvolver investigação em conformidade com padrões de qualidade internacional para resolução de problemas da área educacional;
- Produzir e difundir conhecimento científico sobre as problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional, quer em eventos científicos, quer em revistas especializadas, quer noutro tipo de publicação;
- Facilitar processos de ensino e aprendizagem aplicando metodologias e estratégias de avaliação participativas;
- Assessorar o governo, o sector privado e diferentes sectores de desenvolvimento na análise e formulação de políticas, concepção, implementação e avaliação de currículos e gestão na educação;
 
No que concerne às atitudes e comportamentos, o pós-graduado deve:
- Ser comunicativo e capaz de integrar-se em equipas de trabalho multidisciplinares;
- Questionar teorias e práticas da área educacional através da investigação científica permanente;
- Cultivar a análise, a síntese e avaliação crítica, de ideias novas e complexas produzidas pela ciência e sociedade, especificamente na área educacional; 
- Demonstrar práticas de inclusão na sua actuação profissional;
- Reflectir criticamente sobre novos saberes em diferentes áreas da educação e promover a sua expansão;
- Demonstrar respeito pelos valores de ética na condução de pesquisas e no desempenho profissional.
 
4.Perfil ocupacional do graduado
 
Tendo em conta as suas competências, o pós-graduado em educação pode actuar, entre outros, nos seguintes sectores:
- Instituições de educação e investigação no país;
- Universidades públicas e/ou privadas;
- Ministérios do sector da educação;
- Direcções provinciais e distritais de educação;
- Escolas primárias e secundárias e outras instituições de formação;
- Sectores de formação de instituições públicas e/ou privadas.
 
5.Público – alvo
 
Podem candidatar-se ao ME os cidadãos nacionais ou estrangeiros de qualquer área científica.
A selecção dos candidatos será feita por uma Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação, presidida pelo Director da Faculdade. 
O Processo de selecção obedecerá os seguintes critérios:
- Média final de Licenciatura ou grau equivalente de 14 valores;  – Excepcionalmente, média final de Licenciatura ou grau equivalente não inferior a 12 valores e possuir experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos;  Número de vagas disponíveis (numerus clausus);
- Disponibilidade financeira;
- Resultado do Pré-Projecto de Mestrado;
– Ter  competências de compreensão oral e escrita numa língua estrangeira, preferencialmente, a língua inglesa.
 
6.Documentos de Candidatura
 
A candidatura ao ME seguir-se-á à publicitação da oferta do curso por meio de edital, devendo o candidato juntar os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido a(o) Director(a) da Faculdade de Educação, solicitando o ingresso ao curso;
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou DIRE (para estrangeiros);
- Fotocópia autenticada do certificado de  licenciatura ou equivalente;
- Curriculum Vitae; e
- Proposta do pré-projecto de pesquisa do Mestrado.
 
7.Duração do curso
 
As duas componentes de formação do Curso são realizáveis em dois anos na modalidade presencial (quatro semestres), período durante o qual os mestrandos acumulam 120 Créditos Académicos. 
A componente curricular decorre no primeiro ano (nos dois primeiros semestres), sendo que neste período os mestrandos têm um conjunto de 10 módulos, 8 dos quais são nucleares e 2 opcionais. Um destes é de escolha limitada e o outro de escolha livre. Esta componente corresponde a 60 créditos.
O segundo ano é exclusivamente reservado à componente de Investigação, que inclui os Seminários de Orientação da Dissertação, a elaboração da Dissertação do Mestrado e a prova de submissão de, pelo menos, um artigo científico ou a apresentação de comunicações, com textos completos, em eventos científicos, além da realização do Estágio Docente. Os Seminários de Orientação da Dissertação decorrem nos dois semestres. A elaboração da Dissertação tem início no primeiro semestre e prolonga-se até ao segundo. À componente de Investigação estão reservados 60 créditos.
 
8.Idioma
 
Língua Portuguesa 
 
9.Regime de estudo
 
Pós-laboral
 
10.Horário
 
O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h.  
 
11.Local
 
Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo
 
12.Periodo de inscrição
 
 As candidaturas ao Curso de Mestrado em Educação acontecem em Novembro/Dezembro. E o período de inscrição é de acordo com o calendário académico.
 
13.Matrículas e Propinas
 
O Curso está sujeito à seguinte propina:
- 9. 000,00 Mt.
 
14. Contacto do Coordenador
 
Prof. Doutor Domingos Buque. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
15. Plano de estudos 
 
 
 
 
Ano I Semestre II Semestre
I Módulo CR Módulo CR
Fundamentos de Educação 06 Desenho Institucional 06
Metodologia de Investigação Científica 08 Políticas e Reformas da Educação 06
Teorias Sociológicas e Educação 06 Liderança, Monitoria e Avaliação na Educação 06
Estudos Curriculares 06 Docência, Aprendizagem e Diversidade 06
Seminários Temáticos 05 Educação, Tecnologia e Novas Comunidades de Aprendizagem 05
Subtotal 31 Subtotal 29
 
  Módulo CR
II Seminário de Orientação da Dissertação 04
Actividades de Comunicação Científica (Apresentação de textos em eventos e/ou publicação de artigos científicos) 04
Estágio Docente 02
Elaboração da Dissertação 50
Subtotal 60
Total do Curso 120

 

16. Grupo de Professores

 

Item Professor Categoria Área de Formação Instituição
01 António Cipriano Prof. Auxiliar Educação UEM
02 Nelson Casimiro Zavale Prof. Associado Educação UEM
03 Inocente Vasco Mutimucuio Prof. Associado Física UEM
04 Manuel Bazo Prof. Auxiliar Educação UEM
05 Cristina Tembe Doutora Educação UEM
06 Feliciana Eduardo Profa. Auxiliar Educação UEM
07 Manuel Guro Prof. Auxiliar Educação UEM
08 Domingos Buque Prof. Auxiliar Educação UEM
09 Alzira Manuel Profa. Auxiliar Educação UEM
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