Universidade Eduardo Mondlane

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Direcção do Registo Académico (DRA)

DRA é o órgão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que se responsabiliza pelo registo dos estudantes na Universidade. Cabe à DRA dirigir, apoiar e supervisionar a realização de actividades de natureza organizativa e normativa, no âmbito do registo de toda a informação académica dos estudantes, de modo a permitir uma melhor organização do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, matrículas, actualização de matrículas, supervisão do processo de inscrições, emissão de documentos, cerimónia de graduação, autenticidade de documentos, para além dos descritos abaixo.

Sumariamente, compete à Direcção do Registo Académico a gestão administrativa dos processos de ensino-aprendizagem, mas também lhe compete a co-gestão dos benefícios sociais atribuídos ao corpo discente, em estreita colaboração com a Direcção dos Serviços Sociais.

Ainda é da competência da DRA lidar com as matérias concernentes a comunidade dos antigos estudantes (os alumni), intercâmbio académico de estudantes (em colaboração com o Gabinete de Cooperação), atendimento e orientação ao estudante e, finalmente, a relação com o sector produtivo e empregador, no provimento de informação sobre os graduados da UEM e sua inserção no mercado de trabalho.


Website: http://www.dra.uem.mz/



Departamento de Registo

Na DRA, o Departamento de Registo é aquele que, em estreita colaboração com os demais departamentos, responde pelos processos de matrícula, actualização de matrículas, controlo de pautas, supervisão de inscrições, organização da cerimónia de graduação, emissão de documentos (declarações e certificados), de cartões de identificação, bem como pela correcta aplicação do Regulamento Pedagógico vigente na UEM.

Para mais informações, contacte: dra.registo@uem.ac.mz

 Departamento de Assuntos Estudantis

O mais recente criado Departamento de Assuntos Estudantis na DRA, responde por áreas específicas da vida do estudante na UEM ou potenciais candidatos à UEM, sendo de destacar as seguintes:

  • A implementação da política social para o estudante (aplicação do Regulamento sobre Bolsas de Estudos, Isenção e Redução de Propinas), por via da atribuição de benefícios sociais, em colaboração com a Direcção dos Serviços Sociais;
  • A gestão da relação entre a UEM e os seus antigos estudantes (alumni);
  • A implementação de acções no âmbito do intercâmbio académico de estudantes, em colaboração com o Gabinete de Cooperação;
  • A oferta de serviços de atendimento e orientação aos estudantes:
  • O estabelecimento de relações com o sector produtivo e empregador, de modo a apoiar a inserção dos graduados da UEM no mercado de trabalho.

Para mais informações, contacte: dra.estudantis@uem.ac.mz

 Departamento de Informática

O Departamento de Informática da DRA, responde pela informatização do sector de registo, as suas operações e processos, quer a nível da DRA, quer a nível das Faculdades e Escolas, oferecendo o apoio necessário ao funcionamento normal do sistema informático de registo académico, manutenção do parque informático da DRA, entre outras actividades de formação, desenvolvimento e manutenção.

Para mais informações, contacte: dra.informatica@uem.ac.mz

 Departamento de Administração e Finanças

O Departamento de Administração e Finanças da DRA, é aquele que responde pelas actividades de gestão corrente de recursos humanos , património, finanças, mas também aquelas associadas à prestação de serviços pela DRA.

Para mais informações, contacte: dra.administracao@uem.ac.mz



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