1. Apresentação do Curso |
Introdução
O curso de Mestrado em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento (MESD) é, de acordo com o Quadro Curricular para a Pós-Graduação da UEM, um curso académico híbrido, compreendendo as componentes curricular e de investigação.
Com o MESD, a Faculdade de Educação pretende contribuir para a formação de profissionais especialmente vocacionados para a pesquisa, análise e formulação de políticas de Ensino Superior (ES), assim como para a gestão e administração deste subsistema de ensino.
2. Objectivos do curso |
Objectivos Gerais
O Mestrado em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento visa formar:
- Administradores e gestores do Ensino Superior (ES), capazes de gerir o subsistema e as instituições do ES;
- Analistas e formadores de Políticas do ES capacitados para conceber, analisar, implementar, monitorar e avaliar políticas do ES;
- Académicos capazes de fazer pesquisa científica sobre o ES em Moçambique.
Objectivos Específicos
Especificamente, espera-se que o curso de Mestrado ofereça aos mestrandos ferramentas técnico-científicas para:
- Identificar, analisar criticamente e avaliar os papéis sociais, culturais e económicos do ES inserindo-os nos contextos históricos, políticos e sociais em que foram gerados;
- Identificar as caracteristicas do sector de ES Moçambicano, relacionando-o com as tendências do ES da região da SADEC, da África e do mundo;
- Avaliar as políticas de ES em Moçambique e relacioná-las com as estratégias, programas, prioridades e desafios do desenvolvimento de Moçambique;
- Analisar, formular, implementar, avaliar e monitorar políticas de ES em Moçambique;
- Gerir o subsistema de ES em Moçambique, tanto a nível das entidades centrais e provinciais, como a nível das próprias instituições de ES e ainda a nível de intituições internacionais que lidam com questões de ES;
- Fazer pesquisa e produzir informações científicas independentes sobre o ES que sejam úteis para os processos de desenho de políticas deste subsistema.
3. Competências específicas |
Ao terminar o Curso, os graduados do presente programa de Mestrado, independentemente da orientação escolhida, devem ser capazes de:
- Desenvolver pesquisa para compreender a natureza, os sistemas, os programas, os currículos, o funcionamento, a evolução, as tendências, a eficiência, a eficácia, os custos, os benefícios, a equidade, a relevância, a qualidade, os actores interessados, assim como as políticas do ES no mundo e em Moçambique;
- Aplicar os principais conceitos, teorias e perspectivas disciplinares usados na área de pesquisa em ES para actuar profissionalmente neste campo, quer como formulador/analista das políticas do ES, quer como gestor do ES;
- Assessorar o Governo e as direcções centrais das instituições de ES na formulação, análise e implementação de políticas públicas de ES;
- Compreender os mecanismos de financiamento e economia do ES e propor modelos mais adequados para o financiamento eficiente e sustentável do ES;
- Assessorar o Governo e as direcções centrais das instituições de ES na planificação, administração e gestão do subsistema do ES;
- Usar os sistemas e tecnologias de informação e comunicação do ES;
- Construir modelos para avaliar o desempenho do subsistema do ES, e avaliar o desempenho de cada instituição de ES;
- Assessorar e propor mecanismos mais eficientes de liderança e governação no ES;
- Relacionar as políticas do ES com as estratégias, os modelos e as políticas de desenvolvimento de Moçambique;
- Analisar e compreender o papel da gestão nos processos de mudança no ES;
- Analisar e compreender a natureza da construção da qualidade nos processos de mudança no ES;
- Reflectir criticamente sobre a natureza e o papel cultural e socioeconómico do ES.
Perfis dos graduados por área de especialização
a) Na sua vida profissional, o Mestre em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento, orientação de AFPES, deve, entre outras tarefas, ser capaz de:
- Assessorar o Governo na análise, formulação, implementação e monitoria de políticas públicas de ES que sejam adequadas às capacidades, necessidades, prioridades e desafios do desenvolvimento do país;
- Assessorar as instituições de ES na elaboração, implementação e avaliação de políticas de desenvolvimento institucional que sejam compatíveis com as políticas governamentais do ES;
- Acompanhar as tendências mundiais da evolução do subsistema do ES, sobretudo a nível das agências internacionais, de modo a aconselhar os fazedores de políticas de ES a tomar as decisões mais adequadas ao contexto moçambicano;
- Assessorar na elaboração, implementação e avaliação de instrumentos jurídicos e legais de concretização das políticas de ES;
- Fazer pesquisa e consultoria sobre a liderança, governação e políticas do ES; Dar aulas no ES ou em programas de capacitação de formuladores de políticas, políticos, gestores, líderes e membros dos conselhos de direcção das instituições de ES;
b) Na sua vida profissional, o Mestre em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento, orientação de AGES, deve ser capaz de gerir e administrar (i) o subsistema do ensino superior como um todo e (ii) as próprias instituições do ensino superior.
(i) Na gestão e administração do sistema de ensino superior, o Mestre deve ser especificamente capaz de:
- Identificar as necessidades, prioridades e desafios do país em termos de quadros superiores nas diferentes áreas técnico-profissionais e científicas;
- Identificar, inventariar e analisar as capacidades humanas, financeiras, tecnológicas, materiais e institucionais de o país oferecer programas de formação de níveis superiores;
- Propor planos sectoriais estratégicos que se adequem aos programas de formação, às necessidades, prioridades, desafios e capacidades do país;
- Coordenar e supervisionar a aplicação das políticas e estratégias governamentais do ES a nível das instituições do ES;
- Coordenar a recolha, inventariação, sistematização, armazenamento, actualização e utilização de dados relativos ao ES;
- Produzir estudos e relatórios referentes ao ES;
- Assessorar o governo nos programas de cooperação com instituições nacionais e internacionais, referentes à materialização das políticas e estratégias do ES;
- Produzir instrumentos que permitam avaliar a qualidade e o desempenho do subsistema do ES como um todo e das instituições de ES em particular;
- Desenhar mecanismos que instiguem as instituições de ES a procurar atingir a visão de qualidade e os indicadores de desempenho definidos pelo governo;
- Realizar as demais tarefas de administração e gestão do subsistema do ES;
- Fazer pesquisa e consultoria sobre a gestão e administração do subsistema do ES.
(ii) Na administração e gestão das instituições de ES, o Mestre deve ser capaz de:
- Analisar, implementar, avaliar e sugerir programas de formação da instituição, que sejam adequados às políticas do ES definidas pelo governo, às necessidades de formação técnico-científica e profissional do país e às tendências regionais e internacionais do subsistema do ES;
- Avaliar e inventariar as capacidades materiais, financeiras, humanas e tecnológicas da instituição;
- Propor mecanismos de captação e desenvolvimento de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos da instituição, bem como mecanismos de gestão e sustentabilidade dos recursos existentes na instituição;
- Actualizar a direcção da instituição sobre as oportunidades, ameaças e os desafios da instituição;
- Produzir relatórios analíticos e sintéticos periódicos sobre, entre outros aspectos, a natureza, o funcionamento, a evolução, as tendências, a eficiência, a eficácia, os custos, os benefícios, a equidade, a relevância, os actores interessados, a qualidade do ensino superior oferecido pela instituição;
- Dar aulas no ensino superior ou em programas de capacitação de administradores, gestores, líderes e membros dos conselhos de direcção das instituições de ES;
- Fazer pesquisa sobre a gestão e administração de instituições de ES;
4. Perfil ocupacional do graduado |
Perfil ocupacional Tendo em conta as suas competências, o Mestre em Ensino Superior e Desenvolvimento, nas duas orientações previstas no presente currículo, está habilitado para trabalhar nas seguintes áreas;
- Educação, nas Direcções e/ou Departamentos de ES;
- Ciência e Tecnologia, em Direcções e/ou Departamentos de Pesquisa para o Desenvolvimento; Planificação e Desenvolvimento, nas Direcções e ou Departamentos de Investigação Científica; · Reitorias e Direcções Centrais das Instituições de ES;
- Organizações Internacionais ligadas ao ES, como Banco Mundial, OECD e FMI;
- Centros de Pesquisa sobre o Ensino Superior e Desenvolvimento;
- Centros de Orientação socioprofissional;
- Empresas de Consultoria sobre o ES;
- Outras instituições, públicas e privadas, que lidam com as questões de ES.
5. Público – alvo |
Podem candidatar-se aos programas de Mestrado e Diplomas promovidos pela Faculdade de Educação os titulares do grau de licenciado ou equivalente, de qualquer área científica e ramo de actividade, desde que tenham no mínimo três anos de actividade profissional nessa área científica ou ramo de actividade.
A selecção dos candidatos será feita por uma Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação, presidida pelo Director da Faculdade.
O Processo de selecção obedecerá os seguintes critérios: – Média final de Licenciatura ou grau equivalente de 14 valores; – Número de vagas disponíveis em cada programa (numerus clausus); – Resultado da avaliação do Pré-Projecto de Mestrado e ou da entrevista e da análise dos documentos entregues no acto de candidatura; – Disponibilidade financeira; – Ter competências de compreensão oral e escrita numa língua estrangeira, preferencialmente, a língua inglesa.
6. Documentos de Candidatura |
A candidatura ao MESD seguir-se-á à publicitação da oferta do curso por meio de edital, devendo o candidato juntar os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido a(o) Director(a) da Faculdade de Educação, solicitando o ingresso ao curso;
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou DIRE (para estrangeiros);
- Fotocópia autenticada do certificado de licenciatura ou equivalente;
- Duas cartas de recomendação;
- Curriculum Vitae; e
- Proposta do pré-projecto de pesquisa do Mestrado.
7. Duração do curso |
O curso de Mestrado em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento tem duas orientações, designadamento: (i) Análise e Formulação de Políticas do Ensino Superior (AFPES); e (ii) Administração e Gestão do Ensino Superior (AGES). Este curso tem a duração de 2 anos. No primeiro ano, todos os mestrandos em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento têm módulos obrigatórios, que fazem parte do Tronco Comum do curso. No segundo ano começa a Especialização. Os mestrandos que optam pela orientação de AFPES, para além dos módulos do Ensino Superior e Desenvolvimento e do Seminário de Preparação do Projecto de Pesquisa, frequentarão, no 1º semestre do 2º ano, o módulo de Governação, Liderança e Políticas do ES; os que escolherem a orientação de AGES, para além dos módulos de Ensino Superior e Desenvolvimento e do Seminário de Preparação do Projecto de Pesquisa, frequentarão o módulo de Planificação, Administração e Gestão do ES. Para a culminação dos estudos, os mestrandos escolhem os temas e os problemas de Pesquisa para a Disertação do Mestrado em função das suas respectivas orientações.
8. Idioma |
Língua Portuguesa e ou Língua Inglesa
9. Regime de estudo |
Pós-laboral
10. Horário |
O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h.
11. Local |
Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo
12. Período de inscrição |
As candidaturas ao curso do MESD acontecem em Novembro/Dezembro. E o período de inscrição é de acordo com o calendário académico.
13. Matrículas e Propinas |
O curso está sujeito à seguinte propina:
- 000,00 Mt.
14. Contacto do Coordenador |
Patricio.langa@gmail.com
15. Plano de estudos |
Estrutura do plano de estudos do Mestrado em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||||
Módulo (Tronco comum) | CR | Módulo (Tronco comum) | CR | ||||
Ano I | Introdução Geral aos Estudos do ES | 10 | Metodologia de Investigação | 10 | |||
História e Filosofia do ES | 6 | Teoria Social e Sociologia do ES | 6 | ||||
Problemáticas do Desenvolvimento | 10 | Economia e Financiamento do ES | 10 | ||||
Tecnologia de Informação e Comunicação para/no ES | 6 | Módulo Opcional* | 6 | ||||
TOTAL | 32 | TOTAL | 32 | ||||
Ano
II |
CR | ||||||
Ensino Superior e Desenvolvimento | 6 |
Dissertação de Mestrado |
34
|
||||
Seminário de Preparação do Projecto de Pesquisa | 6 | ||||||
Governação, Liderança e Políticas do ES ou Planificação, Administração e Gestão do ES(em função da orientação escolhida | 10 | ||||||
TOTAL | 22 | 34 | |||||
Plano de estudos para obtenção de Diploma de Pós-graduado versus grau de Mestrado | |||||||
Diploma de Pós-graduação em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento | Mestrado em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento orientação de (i)AFPES ou (ii)AGES | ||||||
Aprovação nos 10 módulos do tronco comum | 1. AFPES:10 módulos do tronco comum + módulo de Governação, Liderança e Políticas do ES + dissertação de Mestrado
2.AGES: 10 módulos do tronco comum + módulo de Planificação, Administração e Gestão do ES + dissertação de Mestrado |
||||||
16. Grupo de professores do curso |
Item | Professor | Categoria | Área de formação | Instituição |
01 | Patrício Langa | Prof. Associado | Educação | UEM |
02 | Nelson Casimiro Zavale | Prof. Associado | Educação | UEM |
03 | Manuel Bazo | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
04 | Feliciana Eduardo | Profa. Auxiliar | Educação | UEM |
05 | Maria da Conceição Dias | Doutora | Educação | UEM |
06 | Mouzinho Mário | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
07 | Luís Neves C. Domingos | Prof. Auxiliar | Educação (TIC´s) | UEM |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes