| 1. Apresentação do Curso | 
Introdução
O Mestrado em Educação (ME) é oferecido como um Mestrado Académico híbrido, conforme previsto no Quadro Curricular para a Pós-Graduação da UEM, comportando as componentes curricular e de dissertação. Este mestrado está em harmonia com a visão da UEM sobre a necessidade de se alicerçar as práticas de ensino e aprendizagem na investigação, facto que obriga os mestrandos a fazer investigação em cada módulo bem como na fase de elaboração da dissertação.
O ME organiza-se em três áreas de concentração, nomeadamente:
- Formação docente e Aprendizagem em Contextos formais e não formais;
 - Gestão e Avaliação da Educação; e
 - Currículo, Sociedade e Cultura.
 
Este Mestrado é um espaço privilegiado para, à luz da visão e missão da UEM, formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de actividades de pesquisa e ensino e para a intervenção efectiva e eficaz a nível da sociedade, da instituição e da sala de aulas na resolução de problemas ligados à sua área de concentração.
| 2. Objectivos do curso | 
Objectivos Gerais
O Mestrado em Educação visa formar profissionais de educação qualificados com competências para a realização de actividades de pesquisa, ensino e gestão nas suas respectivas áreas de actuação.
Objectivos Específicos
Especificamente, com o Curso de Mestrado em Educação espera-se:
- Proporcionar espaços para produção, sistematização e aperfeiçoamento do conhecimento científico na área da educação, incluindo as questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão;
 - Desenvolver nos mestrandos conhecimentos para análise crítica e interpretação de dados, e de discussão de resultados de investigação em áreas que envolvem processos educacionais e/ou formacionais;
 - Oferecer aos mestrandos aportes teórico-metodológicos para a compreensão da complexidade do fenómeno educacional tanto em contextos formais quanto em contextos não formais;
 - Desenvolver competências de análise, planificação, concepção, gestão e avaliação de processos e do sistema educativo ao nível da sociedade, da instituição e da sala de aulas.
 
| 3. Competências específicas | 
Ao terminar o Curso, os graduados deste Mestrado, independentemente da sua área de concentração, deverão ter desenvolvido competências ao nível dos conhecimentos (o “saber”), das habilidades (o “saber fazer”) e das atitudes e comportamentos (o “ser”).
No que se refere aos conhecimentos adquiridos, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Demonstrar que conhece o sistema de educação nacional;
 - Conhecer os conceitos teóricos e os problemas fundamentais do campo da educação;
 - Seleccionar métodos de investigação científica apropriados à compreensão e solução dos problemas identificados;
 - Expandir conhecimentos em ciências da educação;
 - Avaliar questões e problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional.
 
Em relação às habilidades, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Aplicar métodos de investigação científica inovadores e apropriados à área da educação;
 - Projectar e desenvolver investigação em conformidade com padrões de qualidade internacional para resolução de problemas da área educacional;
 - Produzir e difundir conhecimento científico sobre as problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional, quer em eventos científicos, quer em revistas especializadas, quer noutro tipo de publicação;
 - Facilitar processos de ensino e aprendizagem aplicando metodologias e estratégias de avaliação participativas;
 - Assessorar o governo, o sector privado e diferentes sectores de desenvolvimento na análise e formulação de políticas, concepção, implementação e avaliação de currículos e gestão na educação;
 
No que concerne às atitudes e comportamentos, o pós-graduado deve:
- Ser comunicativo e capaz de integrar-se em equipas de trabalho multidisciplinares;
 - Questionar teorias e práticas da área educacional através da investigação científica permanente;
 - Cultivar a análise, a síntese e avaliação crítica, de ideias novas e complexas produzidas pela ciência e sociedade, especificamente na área educacional;
 - Demonstrar práticas de inclusão na sua actuação profissional;
 - Reflectir criticamente sobre novos saberes em diferentes áreas da educação e promover a sua expansão;
 - Demonstrar respeito pelos valores de ética na condução de pesquisas e no desempenho profissional.
 
| 4. Perfil ocupacional do graduado | 
Tendo em conta as suas competências, o pós-graduado em educação pode actuar, entre outros, nos seguintes sectores:
- Instituições de educação e investigação no país;
 - Universidades públicas e/ou privadas;
 - Ministérios do sector da educação;
 - Direcções provinciais e distritais de educação;
 - Escolas primárias e secundárias e outras instituições de formação;
 - Sectores de formação de instituições públicas e/ou privadas.
 
| 5. Público – alvo | 
Podem candidatar-se ao ME os cidadãos nacionais ou estrangeiros de qualquer área científica.
A selecção dos candidatos será feita por uma Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação, presidida pelo Director da Faculdade.
O Processo de selecção obedecerá os seguintes critérios: – Média final de Licenciatura ou grau equivalente de 14 valores; – Excepcionalmente, média final de Licenciatura ou grau equivalente não inferior a 12 valores e possuir experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos; – Número de vagas disponíveis (numerus clausus); – Disponibilidade financeira; – Resultado do Pré-Projecto de Mestrado; – Ter competências de compreensão oral e escrita numa língua estrangeira, preferencialmente, a língua inglesa.
| 6. Documentos de Candidatura | 
A candidatura ao ME seguir-se-á à publicitação da oferta do curso por meio de edital, devendo o candidato juntar os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido a(o) Director(a) da Faculdade de Educação, solicitando o ingresso ao curso;
 - Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou DIRE (para estrangeiros);
 - Fotocópia autenticada do certificado de licenciatura ou equivalente;
 - Curriculum Vitae; e
 - Proposta do pré-projecto de pesquisa do Mestrado.
 
| 7. Duração do curso | 
As duas componentes de formação do Curso são realizáveis em dois anos na modalidade presencial (quatro semestres), período durante o qual os mestrandos acumulam 120 Créditos Académicos.
A componente curricular decorre no primeiro ano (nos dois primeiros semestres), sendo que neste período os mestrandos têm um conjunto de 10 módulos, 8 dos quais são nucleares e 2 opcionais. Um destes é de escolha limitada e o outro de escolha livre. Esta componente corresponde a 60 créditos.
O segundo ano é exclusivamente reservado à componente de Investigação, que inclui os Seminários de Orientação da Dissertação, a elaboração da Dissertação do Mestrado e a prova de submissão de, pelo menos, um artigo científico ou a apresentação de comunicações, com textos completos, em eventos científicos, além da realização do Estágio Docente. Os Seminários de Orientação da Dissertação decorrem nos dois semestres. A elaboração da Dissertação tem início no primeiro semestre e prolonga-se até ao segundo. À componente de Investigação estão reservados 60 créditos.
| 8. Idioma | 
Língua Portuguesa
| 9. Regime de estudo | 
Pós-laboral
| 10. Horário | 
O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h.
| 11. Local | 
Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo
| 12. Período de inscrição | 
As candidaturas ao Curso de Mestrado em Educação acontecem em Novembro/Dezembro. E o período de inscrição é de acordo com o calendário académico.
| 13. Matrículas e Propinas | 
O Curso está sujeito à seguinte propina:
- 000,00 Mt.
 
| 14. Contacto do Coordenador | 
domingos.buque@gmail.com
| 15. Plano de estudos | 
Estrutura do plano de estudos do Mestrado em Educação
| Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
| Módulo | CR | Módulo | CR | ||
| Ano I | Fundamentos de Educação | 6 | Desenho Institucional | 6 | |
| Metodologia de Investigação Científica | 8 | Políticas e Reformas da Educação | 6 | ||
| Teorias Sociológicas e Educação | 6 | Liderança, Monitoria e Avaliação na Educação | 6 | ||
| Estudos Curriculares | 6 | Docência, Aprendizagem e Diversidade | 6 | ||
| Seminários Temáticos | 5 | Educação, Tecnologia e Novas Comunidades de Aprendizagem | 5 | ||
| TOTAL | 31 | TOTAL | 29 | ||
| Ano
 II  | 
MÓDULO | CR | |||
| Seminário de Orientação da Dissertação | 4 | ||||
| Actividades de Comunicação Científica (Apresentação de textos em eventos e/ou publicação de artigos científicos) | 4 | ||||
| Estágio Docente | 2 | ||||
| Elaboração da Dissertação | 50 | ||||
| TOTAL | 60 | ||||
| TOTAL DO CURSO | 120 | ||||
| 16. Grupo de professores do curso | 
| Item | Professor | Categoria | Área de formação | Instituição | 
| 01 | António Cipriano | Prof. Auxiliar | Educação | UEM | 
| 02 | Nelson Casimiro Zavale | Prof. Associado | Educação | UEM | 
| 03 | Inocente Vasco Mutimucuio | Prof. Associado | Física | UEM | 
| 04 | Manuel Bazo | Prof. Auxiliar | Educação | UEM | 
| 05 | Cristina Tembe | Doutora | Educação | UEM | 
| 06 | Feliciana Eduardo | Profa. Auxiliar | Educação | UEM | 
| 07 | Manuel Guro | Prof. Auxiliar | Educação | UEM | 
| 08 | Domingos Buque | Prof. Auxiliar | Educação | UEM | 
| 09 | Alzira Manuel | Profa. Auxiliar | Educação | UEM | 
Course Features
- Lecture 0
 - Quiz 0
 - Duration 10 weeks
 - Skill level All levels
 - Language English
 - Students 0
 - Assessments Yes
 
															
															
															