1. Apresentação do Curso |
Introdução
A maior parte dos indicadores económicos sugerem que Moçambique é um país pobre. A mal nutrição assola cerca de 40% das crianças, e um pouco mais de metade da população Moçambicana vive abaixo da linha da pobreza. Assim, a redução da pobreza é fundamental para melhorar as condições de vida da população. A agricultura continua a ser um sector chave na economia Moçambicana. A maior parte da população, incluindo os pobres, vive nas zonas rurais e depende da agricultura para alimentação, emprego, e renda monetária. Além disso, a agricultura contribui com cerca de 25% do produto nacional bruto.
Moçambique tem recursos naturais e populacionais os quais proporcionam uma vantagem económica absoluta na agricultura. Contudo, para que os recursos naturais possam contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, as vantagens absolutas devem ser transformadas em vantagens económicas comparativas, através de uma maior integração entre os diversos sectores produtivos da economia nacional, e entre os sectores nacionais e regionais. Adicionalmente, o uso eficiente dos recursos deve ser feito de forma a proporcionar um crescimento económico que se traduz em desenvolvimento rural. Desenvolvimento rural é um processo de transformação que resulta na melhoria das condições de trabalho, saúde, educação, poder de compra, participação na tomada de decisão, e lazer de indivíduos que vivem numa comunidade rural.
Essa transformação rural passa pela existência de uma economia rural dinâmica, com mercados rurais (de crédito, seguros, trabalho, e produtos e insumos agrários) que induzem os produtores a especializarem-se em actividades produtivas que lhes conferem vantagens económicas comparativas. O processo de desenvolvimento rural pressupõe a existência de actores com capacidade de promover a ligação e interacção vantajosa dos diversos sectores e actores económicos, que resultem no uso eficiente dos recursos produtivos e criação de oportunidades de negócio. Parte deste conhecimento é objecto das disciplinas do curso de Economia Agrária (segundo ciclo) a ser leccionado na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane.
Portanto, o curso de Mestrado em Economia Agrária surge como resposta à demanda nacional e particularmente do sector agrário, de especialistas na área de economia agrária e responde ao objectivo central do governo de combater a pobreza e promover o desenvolvimento rural em Moçambique, e enquadra-se no processo de reforma curricular na UEM. O curso de mestrado em Economia Agrária está harmonizado com os instrumentos do desenvolvimento do país tais como o Plano estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) e o Plano Operativo do Desenvolvimento Agrário (PODA). O curso de Mestrado em Economia Agrária é um curso aplicado, que oferece especialização em Economia Agrária. Especificamente, o curso tem quatro ramos a saber: (i) Agronegócios, (ii) Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário, (iii) Mercados Agrários e (iv) Economia dos Recursos Naturais. Estas orientações estão desenhadas a complementarem-se no sentido do desenvolvimento e implementação de cadeia de valores de valores de produtos agrários com vista a proporcionar a comercialização dos produtos agrários nacionais nos mercados domésticos, regional e internacional.
2. Objectivos |
Geral
O objectivo geral do Curso do Mestrado em Economia Agrária é preparar profissionais inovativos, proactivos, e auto confiantes na identificação e resolução de problemas concretos do desenvolvimento da agricultura e das comunidades rurais a nível nacional e regional com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento rural em Moçambique.
- Desenvolver no graduado capacidades de avaliar, aplicar e analisar de forma crítica as diferentes técnicas para resolver problemas na área de economia agrária;
- Dotar o graduado de capacidades de criar o auto-emprego e trabalhar com outros agentes no país, na região e no mundo em geral; e
- Capacitar o graduado na gestão dos empreendimentos agrários nas condições de riscos.
3. Competências especificas |
As competências genéricas referem-se às capacidades que são necessárias em todos os domínios de conteúdo e podem ser utilizadas em situações profissionais novas. Estas competências são por causa da sua transmissibilidade, o conjunto básico de capacidades para a vida quotidiana, dentro e fora da profissão.
As competências específicas relativas ao conhecimento, habilidades e atitudes específicas que serão adquiridas ao longo do curso e são compostas por competências do saber, saber fazer e ser como se descreve de seguida.
3.1 Nas competências do saber o graduado deve:
- Explicar a teoria económica;
- Descrever os métodos de investigação;
- Descrever os métodos quantitativos usados na agricultura;
- Compreender o ambiente envolvente no sector agrário;
- Explicar as teorias e métodos para a planificação e avaliação de projectos agrários;
- Explicar as políticas agrárias vigentes em Moçambique;
- Descrever os procedimentos e métodos de desenho e avaliação de políticas agrárias; e
- Descrever os métodos para analisar o mercado de produtos agrários.
3.2. Nas competências do saber fazer o graduado deve:
- Avaliar e executar diferentes alternativas de comercialização dos produtos agrários;
- Gerir a produção, negócios agrários, recursos humanos, materiais e financeiros;
- Planificar e implementar actividades agrárias;
- Avaliar e escolher alternativas de produção e negócios agrários tendo em conta os factores limitantes associados ao processo de produção;
- Elaborar, executar e avaliar alternativas económicas e financeiras de uma exploração familiar, empresarial, e cooperativa;
- Avaliar a estrutura, conduta e desempenho dos mercados agrários;
- Analisar e interpretar os sinais de mercados de produtos e factores de produção ao nível local, nacional, regional e internacional;
- Adaptar as tecnologias ao contexto local e promover a sua adopção;
- Organizar a gestão de recursos naturais e do ambiente; e
- Processar, formular, monitorar e avaliar as políticas agrárias.
4. Perfil ocupacional do graduado |
O Mestre em Economia Agrária está capacitado a trabalhar nos seguintes sectores:
- Instituições do ensino superior;
- Instituições de investigação agrária;
- Instituições governamentais (Ministério da Agricultura, Finanças, Desenvolvimento, Comércio, etc.);
- Instituições financeiras (bancos, micro bancos, etc.);
- Empresas privadas; e
- Organizações não governamentais.
5. Público-alvo |
- Licenciados em cursos de áreas agrárias, económicas, gestão, administração e outras áreas afins;
- Licenciados em cursos de áreas afins as áreas descritas acima;
- Outros candidatos com experiência comprovada no sector agrário, a serem avaliados por uma comissão para o efeito;
6. Documentos de Candidatura |
No acto de candidatura deve apresentar-se os seguintes documentos:
- Ficha de candidatura (a ser obtida na secretaria de mestrado da FAEF):
- Carta endereçada ao Director do Curso indicando o ramo e a motivação:
- Certificado de habilitações de Licenciatura
- Certificado de disciplinas feitas:
- Uma carta de recomendação académica:
Os candidatos devem cumprir as condições estipuladas no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UEM para admissão ao Mestrado Académico isto é, possuir nota de conclusão de licenciatura igual ou superior a 14 valores ou não inferior a 12 valores com comprovada experiência profissional de 3 anos.
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
7. Duração do curso |
O curso de Mestrado em Economia Agrária tem a duração de dois anos e consiste de duas fases consecutivas, como se apresenta no Quadro 1:
Quadro 1: Estrutura e componentes do curso de mestrado em Economia Agrária
Período | 1º Trimestre | 2º Trimestre | 3º Trimestre | 4º Período |
1º ano | Aquisição de conhecimentos: disciplinas obrigatórias e opcionais (55% do tempo de contacto directo)
A aquisição de capacidades: disciplinas obrigatórias comuns aos cursos (30% do tempo de contacto directo)
Estudo independente |
Aplicação de conhecimentos e capacidades
Simulação de projectos I (15% do tempo de contacto) |
||
2o ano | Aplicação de conhecimentos e capacidades – Dissertação/artigo científico (100% do tempo total) |
8. Idioma |
A língua oficial para o curso é a portuguesa.
9. Regime de estudo |
O regime de formação é a tempo inteiro. O leccionamento das aulas obedece o calendário académico da UEM.
10. Horário |
As aulas geralmente decorrem entre as 15 e as 19 horas.
11. Local |
Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Campus Universitário, Tel.(+258) 21492177/8, Extensão: 1739; Fax (+258) 21492176; Correio electrónico: dir.faef@gmail, Maputo; Moçambique.
12. Período de inscrição |
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
Os resultados das candidaturas serão divulgados até duas semanas depois da submissão.
13. Matrículas e Propinas |
Inscrição: 7.000,00 (Sete mil meticais) para os dois anos.
Propinas: 9.500,00 (Nove mil e quinhentos meticais) por mês.
14. Contacto do Director do Curso |
Prof. Doutor João Enganado Mutondo – joao.mutondos@gmail.com
15. Plano de estudo |
Cada trimestre do curso de Mestrado em Economia Agrária compreende dois períodos de 11 semanas, separadas de uma semana intercalar. O primeiro ano do curso conta igualmente com uma disciplina de seminários consistindo de um grupo de temas com vista a conferir aos estudantes as competências genéricas do curso assim como tópicos especiais da área que, pela sua dinâmica, deverão ser definidos e aprovados pelo conselho de gestão do curso antes do início do ano lectivo. A 1ª fase do curso corresponde a 60 créditos. Dado que o desenvolvimento do sector agrário tem sido feito actualmente usando o modelo de cadeia de valores, a formação de quadros na área agrária e em especial em economia agrária deve responder esta nova abordagem. Assim, o curso de economia agrária divide-se em quatro ramos fundamentais para o desenvolvimento de cadeia de valores no sector agrário a saber: (i) Agronegócios, (ii) Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário, (iii) Mercados Agrários e (iv) Economia dos Recursos Naturais. Os quatro ramos tem um tronco comum que aprofunda o conhecimento da teoria económica e métodos quantitativos e os respectivos ramos aprofundam os conhecimentos específicos nas disciplinas subsequentes. As actividades de investigação e redacção da dissertação, culminando com a apresentação e defesa da dissertação correspondente a 60 créditos. Os tópicos das dissertações são específicos para cada ramo. Os quadros 2-5 abaixo apresentam os planos dos estudos dos quatro ramos.
Quadro 2: Planos de Estudo do Ramo Agronegócios
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Métodos de Investigação Científica | 8 | Gestão de Operações de Agronegócios | 4 | |
Microeconomia | 4 | Econometria | 5 | ||
Macroeconomia | 4 | Opcional II | 4 | ||
Disciplina Opcional I | 4 | Seminários III | 3 | ||
Seminários I | 1 | Simulação de Projectos | 9 | ||
Análise Financeira e de Risco | 4 | ||||
Gestão de Agronegócios | 4 | ||||
Estatística Aplicada | 5 | ||||
Seminários II | 1 | ||||
TOTAL | 35 | TOTAL | 24 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Dissertação de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 60 | ||||
Quadro 3: Plano de Estudos do Ramo de Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Métodos de Investigação Científica | 8 | Análise Quantitativa de Políticas Agrárias | 4 | |
Microeconomia | 4 | Econometria | 5 | ||
Macroeconomia | 4 | Opcional II | 4 | ||
Disciplina Opcional I | 4 | Seminários III | 3 | ||
Seminários I | 1 | Simulação de Projectos | 9 | ||
Economia de Desenvolvimento | 4 | ||||
Análise de Políticas Agrárias e Alimentares | 4 | ||||
Estatística Aplicada | 5 | ||||
Seminários II | 1 | ||||
TOTAL | 35 | TOTAL | 24 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Dissertação de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 60 | ||||
Quadro 4: Plano de Estudos do Ramo de Mercados Agrários
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Métodos de Investigação Científica | 8 | Análise de Preços de Produtos Agrários | 4 | |
Microeconomia | 4 | Econometria | 5 | ||
Macroeconomia | 4 | Opcional II | 4 | ||
Disciplina Opcional I | 4 | Seminários III | 3 | ||
Seminários I | 1 | Simulação de Projectos | 9 | ||
Comércio Internacional | 4 | ||||
Comercialiazação Agrária | 4 | ||||
Estatística Aplicada | 5 | ||||
Seminários II | 1 | ||||
TOTAL | 35 | TOTAL | 24 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Dissertação de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 60 | ||||
Quadro 5: Plano de Estudos do Ramo de Economia dos Recursos Naturais
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Métodos de Investigação Científica | 8 | Métodos Quantitaivos na Economia Ambiental | 4 | |
Microeconomia | 4 | Econometria | 5 | ||
Macroeconomia | 4 | Opcional II | 4 | ||
Disciplina Opcional I | 4 | Seminários III | 3 | ||
Seminários I | 1 | Simulação de Projectos | 9 | ||
Economia dos Recursos Naturais | 4 | ||||
Economia e Governação da Água | 4 | ||||
Estatística Aplicada | 5 | ||||
Seminários II | 1 | ||||
TOTAL | 35 | TOTAL | 24 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Dissertação de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 60 | ||||
16. Grupo de professores do curso |
Item | Nome | Categoria | Área de formação | Instituição |
01 | João Mutondo | Prof. Associado | Economia Agrária | UEM-FAEF |
02 | Rafael Uaiene | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | IIAM |
03 | Mário Paulo Falcão | Prof. Auxiliar | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
04 | Faizal Carsane | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | UEM-FAEF |
05 | Manuela Sylivestre | Prof. Associado | Economia Agrária | UEM-FACECO |
06 | Emílio Tostão | Prof. Associado | Economia Agrária | UEM-FAEF |
07 | Hélder Zavale | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | UEM-FAEF |
08 | Matias Farahane | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | UEM-FACECO |
09 | Inácio Maposse | Prof. Associado | Produção Vegetal | UEM-FAEF |
10 | Domingos Cugala | Prof. Associado | Protecção Vegetal | UEM-FAEF |
11 | Rosta Mate | Assistente | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes