Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

A Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é um fórum bienal, interdisciplinar e multidisciplinar, que visa partilhar resultados de trabalhos de investigação realizados por docentes, investigadores e estudantes da UEM e de outra instituições nacionais e internacionais, bem como, criar oportunidades para o estabelecimento de contactos, parcerias e interacção entre investigadores.

Geralmente, a Conferência consiste em sessões plenárias, sessões temáticas e mesas redondas, assim como, simpósios com temáticas específicas organizados pelas Faculdades, Escolas e Centros da UEM.

Cada edição da Conferência Científica da UEM está sempre subordinada à um lema específico, eleito de acordo as tendências globais, as prioridades do país e as linhas estratégias da UEM. 

A Conferência Científica da UEM procura sempre abranger todas as áreas do saber, geralmente, inclui as seguintes áreas temáticas:

1. Saúde e bem-estar
A investigação em saúde está orientada para atender os desafios concretos da saúde da população
(humana e animal) no país e inclui aspectos de medicina convencional e medicina alternativa e
complementar, promoção de saúde, aspectos socioculturais e bem-estar.
 
2. Recursos Naturais, Ambiente e Mudanças Climáticas
Este eixo inclui temáticas      com enfoque na gestão integrada de recursos naturais, conservação da biodiversidade, impactos climáticos, políticas ambientais, tecnologias verdes e adaptação/mitigação climática.
 
3. Engenharia, Inovação e Transformação Tecnológica
Nesta temática espera-se receber trabalhos ligados a inovações e transformação tecnológicas em processos industriais o que inclui as fontes de energia, layout, sistemas de transporte, automatização e manuseio de materiais.
 
4. Produção Agrícola, Animal e Florestal
Nesta temática espera-se receber trabalhos sobre melhoria dos sistemas de produção agrícola., animal e florestal orientada a pequenos, médios e grandes produtores, cobrindo toda a cadeia de valor e sistemas de mercados agrícolas para uma produção sustentada e integrada.
 
5. Governação, Economia e Direitos Humanos
Nesta temática espera-se receber trabalhos sobre análise de políticas, de questões relativas a direitos e deveres dos cidadãos, questões de ética, assim como a promoção da sustentabilidade económica, gestão organizacional, competitividade empresarial, empreendedorismo e relações de trabalho.
 
6. Território, População e Desenvolvimento Sustentável
Nesta temática espera-se receber trabalhos que versem sobre as componentes da dinâmica demográfica, distribuição e redistribuição da população, formas de ocupação no espaço, assim como as relações socioeconómicas, políticas e com a natureza, desenvolvimento compatível com o clima, e desenvolvimento sustentável integrativo no contexto nacional e regional.
 
7. Cultura, Sociedade, Educação e Informação
Nesta temática espera-se receber trabalhos com enfoque no conhecimento da sociedade, as práticas da vida quotidiana, a comunicação e a educação. A temática acolhe também trabalhos dedicados a estudos comportamentais e de línguas, aos espaços de interação cultural e dinâmica de identidades.
 
8. Inteligência Artificial e TICs
Nesta temática espera-se receber trabalhos que incluem aplicações de inteligência artificial, machine learning, big data, cibersegurança, internet das coisas (IoT), computação em nuvem, transformação digital e impacto das TICs na sociedade e na indústria
 
9. Transversais
Nesta temática espera-se receber trabalhos transversais às outras áreas temáticas assim como de outras que não estejam devidamente enquadradas na descrição anteriormente feita, por exemplo Género, Desporto, Cidadania e outros.
 

Livros de Resumos das edições anteriores para download:

Mais informações sobre a Conferência Científica estão disponíveis no website: https://conferenciacientifica.uem.mz