O CEDIR é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) criada em 26 de Novembro de 2008, por resolução no 25/CUN/2008 da Universidade Eduardo Mondlane deliberado nos termos do artigo no 18, no 2, alínea c, dos Estatutos da UEM, aprovado pelo Decreto no 12/95, de 25 de Abril do Conselho de Ministros (ref. Boletim da República II Série – Número 43, de 28 de Outubro de 2009 em anexo).
O Projeto de criação do CEDIR foi iniciado pela Faculdade de Direito (FD) da UEM, no âmbito do programa de Investigação e Extensão (Direito de Comércio Internacional e Integração Regional). A criação do CEDIR resultou das recomendações da Primeira Conferência Internacional sobre a Integração Regional e o Direito da SADC, que teve lugar em Maputo de 23 a 25 de Abril de 2008.
Promover a integração regional através da pesquisa, formação, capacitação e assistência técnica, e divulgação de conhecimentos baseados em evidências, a nível nacional e regional.
Ser um “Centro de Excelência” que contribui efectivamente na operacionalização dos sistemas de legislação harmonizados para boa governação e prosperidade económica, social e política na região da África Austral.
Inovação, excelência, criatividade, ética e deontologia profissional, transparência e boa governação, alta qualidade e eficiência na prestação de serviços a nível nacional e regional.