Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

ESCMC gradua 103 novos profissionais

A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC), unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), localizada na cidade de Quelimane, graduou, este Sábado (11/10) 103 estudantes do ensino superior, dos quais 101 licenciados e 2 mestres, nas áreas de Química Marinha, Biologia Marinha, Geologia Marinha, Oceanografia, Pescarias Sustentáveis e Aquacultura Sustentável.

Na mesma cerimónia, receberam também os seus diplomas estudantes das Faculdades de Educação e de Letras e Ciências Sociais, formados nos cursos de Organização e Gestão da Educação e Administração Pública, respectivamente.

Dos graduados, 49 são do sexo feminino e 54 do sexo masculino, provenientes de todas as províncias do país, evidenciando o alcance nacional da Universidade Eduardo Mondlane e o seu papel na formação de quadros qualificados para diferentes regiões e sectores do país.

Falando na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou que os graduados saem da instituição munidos de competências técnicas e científicas sólidas, prontas para responder aos desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

“Os graduados que hoje colocamos à disposição do mercado produtivo são resultado de um processo de formação que incorporou a construção do saber, do ser e do fazer, com base na investigação. Estão prontos para, juntamente com as comunidades, identificar, investigar e resolver os problemas das populações em que estiverem inseridos. Portanto, estamos a entregar à sociedade o fruto já maduro e pronto para servi-la”, afirmou.