
Engenheira Leila Jossias conquista Prémio de Mérito Científico em Portugal
A docente e investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane, Leila Jossias, conquistou o 1.º lugar na categoria Mulheres Investigadoras da 5.ª Edição das Medalhas de Mérito Científico REN (Redes Energéticas Nacionais), uma iniciativa do Centro de Ciência em Língua Portuguesa e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O Prémio REN distingue e valoriza trabalhos de investigação inovadores desenvolvidos por jovens oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nas áreas da energia e da transição energética.
Leila Jossias foi premiada pela sua dissertação de mestrado intitulada “Methanol Synthesis via Direct Oxidation: Design, Simulation and Assessment of Energy Viability”.
A rota de síntese directa de metanol, proposta pela primeira vez, em 1903, por Bohm e colaboradores (também conhecida como single-step), tem sido alvo de debate na comunidade científica devido ao seu baixo rendimento. Contudo, considerando a etapa intensiva de produção de gás de síntese, estima-se que, sob condições fixas de conversão e seletividade, o processo possa tornar-se competitivo. No seu estudo, Jossias concebeu plantas industriais para ambas as rotas de produção, otimizou parâmetros operacionais e realizou uma análise comparativa rigorosa entre as duas metodologias.
Importa referir que o seu trabalho de investigação prossegue, agora com enfoque na captura e utilização de CO₂, um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa.
