
Chibuto acolhe Feira de Emprego e oportunidades de formação
A Cidade de Chibuto foi palco, na Quinta-feira (31/10), da Feira de Emprego e Oportunidades de Formação, realizada na Praça dos Trabalhadores, sob o lema “Celebrando Moçambique com a Inteligência Artificial ao Serviço da Juventude”.
O evento, promovido pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em coordenação com o Instituto Nacional de Emprego em Gaza (INEP), faz parte de uma série de feiras realizadas nas regiões Sul e Centro do país, com o objectivo de aproximar os jovens e graduados ao mercado de trabalho.
Na abertura do evento, o Director do Registo Académico da UEM, Prof. Doutor Betuel Canhanga, destacou que a iniciativa não resolve por completo o desafio do desemprego, mas representa “um passo importante na construção de uma ponte entre os graduados e as oportunidades profissionais”.
Por sua vez, o Delegado Provincial do INEP-Gaza, Nataniel Parruque, afirmou que a feira responde às metas do Programa Quinquenal do Governo, que incentiva a realização de acções activas de promoção do emprego.
O Director da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), Prof. Doutor David Langa, agradeceu a presença dos parceiros, empresários e estudantes, reafirmando o compromisso da instituição em continuar a promover iniciativas que fomentem o emprego e a formação profissional.
Durante o evento, mais de 60 vagas de emprego e estágios pré-profissionais foram disponibilizadas por empresas da província de Gaza.
A feira contou ainda com exposições de produtos e serviços de empreendedores locais, estudantes e graduados da ESNEC, bem como palestras e partilhas de experiências com empresários convidados.