
Centro de Práticas Jurídicas promove Tarde Científica
O Centro de Práticas Jurídicas (CPJ) da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane promoveu, na tarde de Sexta-feira (29/08), em Maputo, debates sob diversas temáticas na 4ª edição da Tarde Científica.
O evento consistiu, essencialmente, na apresentação de relatórios pelos estudantes, após o estágio de um ano realizado naquela subunidade da Faculdade de Direito.
O Centro de Práticas de Jurídicas é um local de preparação de estudantes finalistas para que tenham contacto com a realidade profissional que lhes aguarda nas diversas áreas do ramo de Direito, designadamente Juízes, Procuradores, Conservadores e Advogados.
Durante um ano de estágios no CPJ, os estudantes foram desafiados a solucionar problemas providenciando atendimento jurídico, a partir de casos reais, sob supervisão de docentes seniores. Entre os casos mais comum, constam conflitos laborais, problemas familiares, jurídico-penais e outros cujo privilégio tem sido dado a pessoas carenciadas que buscam por assistência jurídica.
Luiza Chicane, estagiária do CPJ e porta-voz do evento, fez saber que, ao todo, 16 estudantes submetidos a estágios entre 2024 e 2025 foram considerados aptos, pelo que, no final da Tarde Científica. receberam certificados de graduação.
A Tarde Científica, que juntou estudantes e supervisores, entre os quais, o Coordenador do Centro de Práticas Jurídicas, Mestre Faizal de Abreu, além de debates interactivos, promovidos por estudantes, teve momentos culturais, com destaque para o agrupamento musical da Procuradoria Geral da República, a Banda Legal, cuja actuação animou a plateia e serviu para descontrair o ambiente.