Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Ao novo Vice-Reitor para Administração e Recursos: PR apela à modernização pedagógica na UEM

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, apelou, hoje (08/10), em Maputo, ao novo Vice-Reitor da UEM para Administração e Recursos, Prof. Doutor Mohsin Sidat, a impulsionar a modernização pedagógica na mais antiga instituição de ensino superior do país.

Falando na cerimónia de empossamento dos novos Reitores e Vice-Reitores das universidades públicas, o Presidente notou que a Universidade Eduardo Mondlane deve ser o modelo nacional de inovação e investigação, liderando o debate sobre a integração da inteligência artificial no ensino e na investigação científica e sobre a ética no uso das tecnologias.

Para o Presidente, as universidades públicas nacionais são os pilares estruturantes do Estado moçambicano e da soberania nacional, pois elas representam a consciência íntegra da nação e um laboratório de ideias onde se forjam o pensamento nacional, a inovação tecnológica e esperança das gerações vindouras. “É nas universidades onde se formam médicos que salvam vidas, os engenheiros que constroem pontes e outras infraestruturas, os juristas fazedores da justiça, os professores que moldam consciências e os cientistas que desvendam os segredos do nosso universo”, disse.

O Estadista moçambicano reconheceu que as universidades desempenham um papel central no desenvolvimento humano, científico, social, ambiental e cultural, no país.

Aos empossados, Chapo lembrou que o mundo vive transformações com o advento da revolução digital, a Inteligência Artificial, a biotecnologia, a economia verde e as mudanças climáticas, que estão a redefinir as formas de aprender, de ensinar e de produzir conhecimento, alertando para que a Inteligência Artificial não seja vista como ameaça, mas como uma aliada poderosa que deve ser usada para o incremento da produção científica e da melhoria da qualidade de ensino, no país.

Entretanto, exortou aos gestores das universidades públicas que a ferramenta seja usada com ética, com deontologia, responsabilidade e com competência, para o benefício da sociedade.

O Presidente da República apelou, de forma vigorosa, para que as universidades públicas nacionais não fiquem à margem da evolução tecnológica, pelo contrário, devem tomar a dianteira, sendo o farol que ilumina o caminho da inovação, o espaço onde a ciência se transforma em soluções práticas para os desafios nacionais e, principalmente, para satisfazer as comunidades locais.

Após o acto solene de tomada de posse, o Prof. Doutor Mohsin Sidat, mostrou-se preparado para os desafios que se avizinham na nova função que passa a exercer. Prometeu dedicação e empenho, dando continuidade o trabalho que a Universidade vem desenvolvimento e incorporando os desafios lançados pelo Presidente da República.

Na ocasião, prometeu dar todo o suporte necessário para que a UEM cumpra o seu desiderato de se transformar em Universidade de Investigação.

O Prof. Doutor Moshin Sidat, é Mestre em Doenças Infecciosas, pela Universidade de Londres/ London School of Hygiene and Tropical Medicine; Doutorado em Saúde Pública, pela Universidade de Melbourne (Austrália); e Licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.

Na mesma cerimónia, foram empossados novos Reitores e Vice-Reitores da UniZambeze e UniLúrio.