
Dia Mundial Do Teatro: Colóquio na ECA homenageia actor Evaristo de Abreu
A Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA) homenageou, na Sexta-feira (27/03), em Maputo, o actor e encenador Evaristo de Abreu, falecido no passado mês de Setembro, em Maputo, vítima de doença.
Considerado ícone do teatro e da educação moçambicana, Evaristo de Abreu foi docente da ECA onde ministrava as disciplinas de Encenação e Teatro Aplicado, no qual deixou um legado na formação de novas gerações de artistas e académicos.
Num breve discurso, a Directora da Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA), Prof.ª Doutora Ezra Nhampoca, disse que Evaristo foi mais do que um simples actor, era um homem multifacetado, vocacionado à cultura, no geral.
No colóquio realizado alusivo ao Dia Mundial do Teatro que decorreu sob tema “O Legado da Geração de Junho para o Teatro Moçambicano: um Olhar sobre a Obra Teatral e o Percurso Académico de Evaristo de Abreu”, os seus pares docentes e antigos estudantes enalteceram as qualidades profissionais e humanas de um homem que dedicou a sua vida ao teatro.
Na ocasião, o docente e experiente actor de teatro Dadivo José, lembrou a primazia que Evaristo de Abreu sempre dava ao teatro em detrimento mensagem. “Ele dizia que, primeiro, vamos elaborar o teatro e só depois a mensagem, portanto, a mensagem deve estar incorporada no teatro e não contrário”, frisou.
Por sua vez, a Directora do Curso de Teatro da ECA, Lucrécia Noronha, destacou o papel histórico do teatro em Moçambique, sobretudo no período pós-independência, como instrumento de educação cívica e transformação social, com intervenções em escolas, comunidades, igrejas e campanhas de sensibilização, incluindo na prevenção do HIV/SIDA e na promoção da cidadania. Num momento de grande emoção, o filho do homenageado, Évaro de Abreu, partilhou ensinamentos deixados pelo pai, sublinhando o incentivo constante à superação e à inovação: “Sempre ensinou-nos a não nos conformarmos, a procurar novas formas de fazer e de ver o mundo”, afirmou.
Os antigos estudantes também juntaram-se ao coro de homenagens destacando o rigor e profissionalismo como qualidades que sempre marcaram a sua actuação na sala de aulas.
O colóquio da celebração do Dia Mundial do Teatro, que também serviu para homenagear Evaristo de Abreu, contou com a presença de figuras destacadas do teatro moçambicano, jornalistas culturais entre outros actores.
