
ANO LECTIVO 2026: Novos ingressos chegam à UEM cheios de sonhos e expectativas
O ambiente é de entusiasmo, ansiedade e esperança. Nos corredores e secretarias da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o movimento intenso das matrículas marca o início de uma nova etapa para milhares de jovens que acabam de conquistar uma vaga na mais antiga e prestigiada instituição de ensino superior do país.
Os estudantes recém-admitidos aguardam, com grandes expectativas, o arranque do ano lectivo 2026. Muitos acreditam que a escolha da UEM representa não apenas a realização de um sonho, mas também um passo decisivo rumo a uma formação sólida e competitiva para o mercado de trabalho nacional e internacional.
Entre formulários, confirmações de documentos e orientações administrativas, os novos ingressos reservaram alguns minutos para partilhar com a nossa reportagem as razões que os levaram a optar pela UEM. O reconhecimento histórico da Instituição e o seu contributo na formação de quadros que, hoje, actuam em diferentes sectores de desenvolvimento do país são apontados como factores determinantes.
Para Unate Bute, admitida ao Curso de Licenciatura em Ensino de Português, o ingresso simboliza o início de uma jornada promissora. “Espero aprender muito nesta universidade. O curso que escolhi oferece várias oportunidades de emprego e acredito que, aqui, terei uma formação de qualidade, capaz de responder às exigências do mercado”, afirmou, visivelmente emocionada.

Também Leonardo Mbendane, novo estudante do Curso de Licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa, encara o desafio com determinação. “Sei que o nível de exigência é elevado, mas estou preparado. Quero sair daqui licenciado e bem preparado para o mercado de trabalho”, disse, confiante.
A motivação é partilhada por Abdul Sitoe, que ambiciona seguir a carreira docente na área da língua portuguesa. Para ele, estudar na UEM é sinónimo de excelência académica. “Acredito que, aqui, vou adquirir os conhecimentos necessários para alcançar sucesso profissional. Aos que ainda sonham com esta oportunidade, digo que não desistam. Com empenho e dedicação, é possível conseguir”, encorajou.
Segundo os novos estudantes, muitos receberam o incentivo dos pais e encarregados de educação para escolher a UEM, instituição que consideram capaz de responder às necessidades do mercado nacional e internacional.
As matrículas para os cursos de graduação e pós-graduação decorrem de 02 a 20 de Fevereiro de 2026, estando prevista a integração de cerca de 4.700 novos estudantes. Com o início das aulas à vista, cresce a expectativa de um ano lectivo marcado por novos desafios, aprendizagens e conquistas.
