Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

UEM e EUA alinham novas áreas de cooperação

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e os Estados Unidos da América (EUA) estão a explorar novos eixos de cooperação académica e científica, com especial enfoque em engenharia, investigação sociocultural e artes.
Os entendimentos foram alcançados durante uma reunião entre o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, e a nova Encarregada de Negócios dos EUA em Moçambique, Abigail Dressel, realizada na Quarta-feira, no âmbito de uma visita de cortesia.
Um dos entendimentos avançados durante o encontro foi o apoio norte-americano ao ensino artístico, com a UEM a manifestar interesse em adquirir instrumentos musicais para fortalecer o curso de Licenciatura em Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA). Este acordo, ainda em delineamento, visa modernizar a formação prática em artes, uma área de crescente relevância no desenvolvimento cultural moçambicano.
Paralelamente, está em discussão um programa de cooperação em engenharia, área estratégica para o desenvolvimento de infraestruturas e capacitação técnica em Moçambique.
A UEM propôs, ainda, a criação de uma parceria de investigação conjunta sobre os impactos socioculturais da exploração de gás e petróleo, com foco nas comunidades das regiões produtoras. Este projecto visa gerar conhecimento científico que possa informar políticas públicas e práticas empresariais mais sustentáveis.
A diplomata norte-americana apresentou diversas linhas de financiamento e programas de intercâmbio para o fortalecimento da cooperação entre as duas instituições.