
UEM promove Feira de Ciências, Engenharia e Robótica
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organizou, na Segunda-feira (17/11), a Feira de Ciências, Engenharia e Robótica, com o propósito de promover a cultura científica, a inovação tecnológica e o pensamento crítico entre estudantes, docentes, investigadores e a sociedade em geral.
A iniciativa conjunta das Faculdades de Ciências, de Engenharias e de Educação, criou um espaço dinâmico de partilha de conhecimentos, exposição de projectos, demonstrações interativas e diálogo interdisciplinar, que contribuiu para o fortalecimento de competências na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e para o estímulo à criatividade e à resolução de problemas.
No seu discurso de abertura, o Director da Faculdade de Engenharia, Prof. Doutor Estêvão Pondja, disse que a Feira é exemplo claro de como a cooperação entre as faculdades pode produzir resultados notáveis, demostrando que a interdisciplinaridade não é apenas um conceito pedagógico, mas sim, uma prática viva e transformadora dentro da UEM.
“Este é um espaço vibrante de criatividade e descoberta. Os projectos apresentados demostram rigor científico, domínio técnico e uma capacidade extraordinária de inovação. Encontramos experiências laboratoriais, soluções ambientais, protótipos de engenharia civil e mecânica, sistemas electrónicos e informáticos, robôs e sensores de automação, entre outras”.
Referiu que este ambiente reflecte o que se deseja estimular no seio dos estudantes, nomeadamente curiosidade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas reais e confiança para imaginar o futuro.
“O projecto cumpre uma missão essencial do STEM, que é inspirar talentos emergentes. Muitos dos estudantes aqui presentes estão a dar um passo que poderá levá-los à investigação avançada e ao empreendedorismo tecnológico”.
Pondja destacou que, neste tipo de iniciativas, nascem vocações, consolidam-se competências e desenvolvem-se lideranças científicas do amanhã. “Aos estudantes, cada projecto que hoje apresentam é prova da vossa dedicação e talento, a vossa criatividade, entusiamo e capacidade de transformar ideias em soluções concretas”.
Por seu turno, o Director da Faculdade de Ciências, Prof. Doutor Daud Jamal, afirmou que o evento constitui uma oportunidade para testemunhar os resultados de trabalhos que têm sido desenvolvidos por estudantes da UEM e de outras instituições de ensino. “A espectativa é que no final, a sociedade moçambicana beneficie destes projectos, quer em termos de capacitação e formação de professores com capacidade para transmitir e comunicar os STEM, quer em termos da procura de soluções para os problemas mais candentes da sociedade”.
Durante a Feira, os estudantes da UEM e de algumas instituições de ensino secundário apresentaram os seus protótipos, num concurso que visava premiar as melhores propostas de inovações para problemas concretos da sociedade.
A título do exemplo, Graça José, estudante de Engenharia Florestal, na UEM, desenvolveu um biodigestor que produz biogás capaz de ser usado para a produção de calor ou ser convertido em energia elétrica. “Permite que muito lixo orgânico seja reciclado para a produção de biogás, usado para confecção de alimentos”, explicou.
No mesmo exercício inovador, Chander Arlindo, estudante da Escola Secundária Heróis Moçambicanos, apresentou um robô que pode ajudar a equipa de serviços de salvação pública a ter acesso aos lugares afectados pelos desastres naturais, através de remoção de obstáculos.
