Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Faculdade de Economia lança Boletim Macroeconómico

A Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) lançou, há dias, o Boletim Macroeconómico, uma publicação destinada a divulgar informações relevantes para o sector público e privado, contribuindo para a tomada de decisões e para a formulação de políticas públicas.

Produzido pelo Centro de Estudos de Economia e Gestão (CEEG), o Boletim tem carácter informativo e analítico, centrando-se na recolha e interpretação independente de dados económicos, sem se dedicar a projecções ou previsões.

Segundo o Director do CEEG, Mestre Pedro Pota, esta iniciativa distingue-se por ser desenvolvida no seio da academia, garantindo uma abordagem técnica e independente.

“O Boletim apresentará dados sobre inflação, taxas de juro, variação anual do PIB, valor acrescentado bruto, crédito do Governo, reservas bancárias, reservas internacionais líquidas, taxas de câmbio, entre outros indicadores económicos”, explicou.

Sublinhou ainda que o lançamento do Boletim representa a concretização de uma visão partilhada entre o CEEG e a Faculdade de Economia, no sentido de promover o desenvolvimento económico de Moçambique, através de uma análise rigorosa, transparente e comprometida com a verdade dos factos.

O Boletim Macroeconómico foi lançado durante o Simpósio “50 Anos de Independência: O Contributo da Faculdade de Economia da UEM para o Pensamento Económico Nacional – Desafios e Perspectivas”, evento que destacou o papel da instituição na reflexão sobre a economia moçambicana e o seu futuro.