
Workshop internacional avalia infraestrutura digital e sistemas de TIC da UEM
O Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane acolheu um workshop dedicado à apresentação dos primeiros resultados do trabalho desenvolvido pela equipa do Centro de Pesquisa da Universidade de Estocolmo, Suécia – SPIDER, no âmbito da avaliação da infraestrutura e dos sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da UEM.
A equipa do SPIDER era composta por sete elementos, organizados em três grupos de trabalho, e esteve em missão, na UEM, durante duas semanas, período no qual foram realizadas visitas a diversas unidades académicas, com enfoque nas Faculdades e Escolas, e entrevistas a directores de unidades centrais, incluindo o Magnífico Reitor da UEM.
Para além da presença do CIUEM e da equipa internacional do SPIDER, o evento contou com a participação da autoridade reguladora do sector, bem como de representantes de várias faculdades, escolas, unidades orgânicas da UEM e de um grupo de estudantes, garantindo uma visão abrangente e participativa sobre os desafios e oportunidades identificados.
Igualmente, foi anunciado que, em Novembro, será apresentado o relatório final e mais abrangente, cujo conteúdo poderá servir como guia estratégico para o alinhamento da componente de transformação digital da UEM, cobrindo dimensões essenciais como infraestrutura, políticas institucionais e sistemas digitais.
A sessão permitiu alinhar expectativas, recolher contributos dos diferentes intervenientes, identificar áreas prioritárias de intervenção e reforçar o compromisso conjunto com a transformação digital da Universidade. O workshop marcou, assim, um passo importante no processo de modernização tecnológica da UEM e na consolidação da parceria com o SPIDER.