Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Estudante da ESUDER revoluciona cultivo de laranjeiras com enxertia em limoeiro rugoso

Uma técnica inovadora desenvolvida por Flávio Fulete, estudante finalista da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo (ESUDER), promete transformar a fruticultura em Moçambique: a produção de mudas de laranja a partir do limoeiro rugoso, com tempo de crescimento reduzido para metade.

O método, aplicado no âmbito do seu trabalho de conclusão de curso em Produção Agrícola, intitulado “Avaliação da eficiência de pegamento de enxertia por borbulhia em variedades de laranjeiras enxertadas sobre o limoeiro rugoso”, permite que uma laranjeira atinja a maturidade em apenas 3 anos, contra os 6 a 8 anos exigidos pelo cultivo tradicional.

A técnica baseia-se na enxertia: uma incisão feita no limoeiro rugoso para receber um ramo (garfo) de laranjeira comum. Dentro de um período de até 14 dias, é possível observar o broto que, após quatro semanas de acompanhamento, já pode ser transferido para o campo definitivo.

Segundo o estudante, a grande vantagem do limoeiro rugoso está na sua resistência natural à seca, a doenças e a condições ambientais adversas, características que são herdadas pela laranjeira durante o processo de enxerto. “O limoeiro rugoso é o mais fácil de encontrar. Geralmente, o limão apresenta borbulhas, a sua produção não requer muito esforço e atenção e cresce sem precisar de muita rega. São essas características que procurávamos no nosso projecto”, explicou Fulete.

Além de acelerar o cultivo, a técnica mantém inalteradas as propriedades fisiológicas e organolépticas da laranja, facilitando, ainda, o controlo de pragas e a aplicação de pesticidas.

O impacto da inovação já pode ser visto no campo demonstrativo montado no recinto da ESUDER, onde foram plantadas 50 das 250 mudas produzidas. As restantes foram comercializadas pelo estudante. O acto de inauguração contou com a presença do Reitor e Vice-Reitores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar e comercial.

Confiante, Fulete não tem dúvidas, quer juntar a sua criatividade e as técnicas apreendidas durante a formação para implementar projectos inovadores que prometem dinamizar o distrito de Vilankulo e a província de Inhambane.