
ECA debate expansão da língua espanhola e oportunidades de mobilidade académica
A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane foi palco, na Sexta-feira, 15 de Agosto, de um seminário que reuniu estudantes e docentes para reflectir sobre a expansão da língua espanhola nos países lusófonos e as oportunidades de mobilidade académica Erasmus+ com a Universidade de Alicante.
O evento teve como orador principal o Professor Alberto Rodríguez, docente e investigador em Linguística no Departamento de Filologia Espanhola, Linguística Geral e Teoria da Literatura da Universidade de Alicante. Com um percurso académico notável – licenciado em Filologia Hispânica, Doutor em Linguística Aplicada com Premio Extraordinario de Doctorado – o académico soma experiências em prestigiadas universidades europeias e americanas, como a Universidade de Coimbra, University College Cork, Universidade Kapodistríaca de Atenas e Universidade Federal de Viçosa.
Moderado pela Prof. Doutora Delfina Lázaro Mateus, docente da ECA, o debate abordou a crescente relevância do espanhol como língua de comunicação internacional, as suas implicações culturais e académicas no espaço lusófono e as vantagens de integração em redes de mobilidade como o Erasmus+. Foram também apresentados detalhes sobre bolsas, requisitos de candidatura e experiências de intercâmbio.
Em representação da Direcção da ECA, Ilda Mungoi agradeceu a presença do orador e reforçou o compromisso da Escola com a internacionalização do ensino e a promoção de parcerias estratégicas que ampliem horizontes académicos e culturais.
O encontro encerrou com uma sessão interactiva de perguntas e respostas, marcada pela curiosidade e entusiasmo dos estudantes.