
UEM lança Ópera Josina Machel
Projecto interdisciplinar é um tributo à valorização da mulher
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), através da Escola de Comunicação e Artes (ECA), lançou nesta Quinta-feira (13/06), em Maputo, a Ópera Josina Machel, um projecto interdisciplinar de investigação artística que homenageia uma das figuras mais emblemáticas da luta pela independência nacional.
Mais do que uma obra cénica, a ópera é um manifesto artístico, um espaço de reencontro com a memória colectiva e um tribut ao papel decisivo das mulheres moçambicanas na construção da nação.
Integrada nas celebrações dos 50 anos da independência de Moçambique, a Ópera Josina Machel conduz o público por uma viagem sensível e poderosa à vida de Josina Machel: o seu despertar político, o seu papel activo na FRELIMO, a sua resistência diante da opressão e o legado que transcende gerações.
A ópera foi pensada não apenas como expressão artística, mas como acto de justiça histórica e de valorização da mulher moçambicana, destacou o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, na sessão de abertura.
Segundo o Reitor, o projecto celebra a memória, dignidade e coragem de Josina Machel, cuja trajectória continua a inspirar as lutas contemporâneas por justiça social, equidade de género, unidade nacional e participação cidadã.
A iniciativa, que reúne cerca de 250 artistas e técnicos, resulta da colaboração entre diversas áreas do saber, integrando pesquisa histórica, música, teatro e performance. O objectivo, conforme explicou o Doutor Micas Silambo, coordenador do projecto e Director-adjunto para Investigação e Extensão da ECA, é ampliar a compreensão do papel das mulheres na história, promover o surgimento de novos talentos artísticos e transformar mentalidades através da arte.
Entre os presentes, destacou-se a participação de Graça Machel que, em nome da família Machel, saudou a iniciativa e reafirmou o compromisso em apoiar o projecto.
Para Graça Machel, a ópera coloca Josina no lugar que lhe pertence: o centro da memória viva da nossa luta e da valorização das mulheres enquanto protagonistas da libertação, por isso mesmo, “estamos profundamente gratos e queremos felicitar a Escola e os directores por valorizar o sacrifício daqueles que vieram antes de nós”
A Ópera Josina Machel será apresentada ao grande público a 10 de Agosto e volta a subir ao palco em datas de forte carga simbólica: 19 de Setembro, no aniversário natalício de Josina Machel, durante o encerramento da Conferência Científica da UEM e, nos dias 28 e 29 de Novembro, marcando o fim do Ano Lectivo 2025.