ECA promove curso de preservação digital de documentos
Arranca, na próxima segunda-feira, 25 de Novembro, na Escola de Comunicação e Artes o curso sobre “Preservação digital de documentos: do impresso ao digital”, realizado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio da Rede Cariniana.
Com 40 participantes inscritos, o curso inclui sessões presenciais, durante a manhã, e aulas online no período da tarde, ministradas por especialistas de renome do Brasil e de Moçambique. Com uma carga horária total de 35 horas, o curso também propiciará aos participantes a elaboração de projectos técnicos sobre temas relacionados à preservação digital, os quais serão apresentados no último dia, 29 de Novembro.
Os participantes representam instituições públicas como: o Banco de Moçambique, a Electricidade de Moçambique, o Hospital Central de Maputo, a Administração Nacional e Estradas, Caminhos de Ferro de Moçambique, Fundo de Investimento e Património de Águas, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, e outras
organizações que estão em processo de digitalização dos seus acervos.
A Directora da Escola de Comunicação e Artes, Prof.ª Doutora Ezra Nhampoca, vai dirigir a sessão de abertura. A palestra inaugural será proferida pelo Prof. Doutor Manuel Mangue, que discutirá a importância da preservação digital no contexto da sociedade da informação. O primeiro módulo, "Introdução à Preservação Digital", será liderado pelo Prof. Doutor Miguel Ángel Márdero Arellano.
Espera-se que os profissionais inscritos para esta edição estejam aptos a implementar políticas e planos que assegurem a longevidade de documentos digitais, promovendo não apenas a protecção do património, mas também a eficiência administrativa e o acesso público à informação.