UEM exalta Papel dos Alumni no crescimento da instituição
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destaca o apoio da comunidade Alumni em equipamentos para laboratórios, furos de água e bolsas de estudo como exemplo de acções de boa-vontade desenvolvidas pelos antigos estudantes.
Manuel Guilherme Júnior reuniu-se, no início da semana, com a comunidade Alumni da Universidade, numa iniciativa que visava reconhecer o contributo dos antigos estudantes no desenvolvimento de iniciativas que contribuem para o crescimento contínuo da instituição.
“A comunidade de graduados de uma universidade constitui uma das maiores riquezas da instituição, um reservatório de saber e de valores e, por via disso, constitui uma entidade imprescindível para a transferência e consolidação do legado institucional, de diversas formas”, começou por dizer o Magnífico Reitor, para, depois, apelar aos antigos graduados a contribuirem na transmissão de experiências aos mais novos, como um legado de patriotismo e cidadania responsável que, no seu entendimento, estiveram na base do pensamento do Doutor Eduardo Chivambo Mondlane.
Manuel Guilherme Júnior acrescentou que os antigos estudantes são os primeiros embaixadores da Universidade e fazem, no decurso de sua actividade do dia-a-dia, uma gigante publicidade sobre a qualidade da instituição, valores e os compromissos da missão e visão institucional: “Vós sóis o baluarte da nossa pujança como instituição de ensino superior e juntos cultivamos os mais nobres valores da sociedade tanto fora da UEM, como dentro, através de palestras educadoras e inspiradoras para os actuais estudantes, como têm feito habitualmente nos vários eventos da Instituição”.
Por seu turno, os Alumni partilharam as suas experiências académica e profissional, alertando aos estudantes mais novos que procurassem formas de deixar o seu legado na Universidade, através de iniciativas que contribuem para o crescimento da instituição e do país em geral.
“Temos que repensar, por exemplo, de que forma podemos buscar soluções para resolvermos problemas económicos do nosso país, porque as universidades são centros de mudança”, defendeu o antigo estudante da UEM e actual PCA da Bolsa de Valores de Moçambique, Dr. Salimo Valá.
Na mesma linha do pensamento, a Engª. Sílvia Artur Mendes, também Embaixadora da comunidade Alumni, afirmou que, como engenheira ambiental, tem a responsabilidade de educar a comunidade, explicando como pode minimizar o impacto ambiental no exercício de actividades profissionais.
O encontro contou com presença de alguns dirigentes moçambicanos que fazem parte da Comunidade Alumni da Universidade, com destaque para as Presidentes da Assembleia da República e do Conselho Constitucional, Esperança Bias e Lúcia Ribeiro, respectivamente.