UEM e Banco Mundial avaliam Gestão de Riscos Ambientais e Sociais
A UEM e o Banco Mundial estão a avaliar as necessidades curriculares na área de Gestão de Riscos Ambientais e Sociais (GRAS), desenvolvido pelas duas instituições. Com efeito, teve lugar, esta Segunda-feira (16/09), em Maputo, uma Mesa Redonda que serviu para reflectir sobre a demanda e necessidades do mercado de trabalho em competências de gestão de riscos ambientais e sociais.
As duas partes avaliaram, ainda, a formação oferecida na UEM e na ISUTC, as duas Instituições de Ensino Superior seleccionadas, para alem da identificação das lacunas de formação em comparação com as demandas do mercado de trabalho e o desenvolvimento de uma estrutura para construir competências em GRAS, de modo a preencher as lacunas, bem como a estratégia de sua implementação.
A UEM e o Banco Mundial ressaltaram a importância do evento como uma oportunidade para destacar a colaboração contínua, especialmente nos esforços conjuntos para enfrentar as limitações das capacidades em gestão de risco ambiental e social no país.
Os referidos esforços incluem o desenho de um programa inovador no âmbito do projecto “MozCapacidades”, programa de mitigação de risco específico para o sector dos transportes, e um projecto autónomo de capacitação que irá melhorar a capacidade do Governo e da sociedade civil para prestar serviços aos sobreviventes da Violência Baseada no Género.