Académicos debatem investigação em educação e psicologia
O encontro congrega, em Maputo, académicos nacionais e internacionaios que ao longo dos três dias (18 a 20/09) vão apresentar cerca de 75 comunicações nas áreas de Educação, Psicologia e Desenvolvimento e Educação de Infância.
Trata-se do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, III Encontro Nacional de Pesquisa em Psicologia e II Simpósio em Desenvolvimento e Educação de Infância, cujo objectivo é apresentar as diversas produções científicas. Na abertura do encontro, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, explicou que, na temática da Educação, pretende-se promover um ambiente académico
mais dinâmico, assente na investigação e interacção da comunidade académica da FACED, com outros actores relevantes nesta área.
No campo da Psicologia, a contribuição da pesquisa visa construir um espaço de reflexão sistemática e permanente com vista à promoção do bem-estar psicológico; e, na área do Desenvolvimento e Educação da Infância, almeja-se despertar a necessidade de maior investimento na infância com vista a promoção de um desenvolvimento são da criança.
A UEM quer continuar a ser uma instituição de excelência no contexto da educação, da ciência, da cultura e da inovação tecnológica, pelo que o Reitor “encoraja a Faculdade de Educação a prosseguir com estas acções que a transformarão numa Unidade Académica de referência em investigação e extensão nacional, regional e internacional, nas áreas de Educação, Psicologia e Desenvolvimento e Educação da Infância.”
Para tal, destaca Manuel Guilherme Júnior, a troca de experiências entre docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da Educação, de Psicologia e deDesenvolvimento e Educação de Infância, movimentos sociais, populares e a comunidade universitária, em geral, como sendo fundamental na construção de uma sociedade equilibrada e inclusiva.
O encontro decorre sob o lema “Educação, Psicologia e Primeira Infância: resiliência às mudanças climáticas e conflitos político-militares”. O Director da Faculdade de Educação, Prof. Doutor Xavier Muianga, justificou a escolha do lema com o contexto em que o país vive, caracterizado por crises tais como mudanças climáticas, conflitos
político-militares, com destaque para o terrorismo em Cabo Delgado. “Pesquisar sobre as dinâmicas destas crises constitui uma ferramenta crucial para a compreensão e intervenção sobre estes fenómenos”, anotou Para Muianga, estes encontros têm sido momentos de reflexão sobre o papel que a ciência da educação e psicologia podem desempenhar no desenvolvimento da sociedade, particularmente aos processos de ensino e aprendizagem, promoção da saúde mental e bem-estar em contexto actuais.