Estudantes de engenharia recebem bolsas
Trinta estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) acabam de beneficiar de bolsas de estudos, numa iniciativa da MOZAL. Dos beneficiários, vinte são estudantes do sexo feminino e cinco rapazes, todos da Faculdade de Engenharia. Completam a lista de bolseiros estudantes de outras faculdades da UEM com necessidades educativas especiais.
Desde 2018, no âmbito do programa “Mulher na Indústria” a MOZAL já ofereceu 120 bolsas a raparigas que frequentam cursos de engenharia na UEM. Este ano, pela primeira vez, o projecto abraçou a componente de inclusão, atribuindo bolsas a estudantes com algum tipo de deficiência.
As bolsas incluem o pagamento de propinas escolares, o subsídio para o pagamento de transporte, um computador portátil e despesas associadas.
O Presidente Executivo da MOZAL, Eng°. Samuel Samo Gudo, explicou que o programa visa capacitar e inserir a mulher nas actividades do sector industrial onde a sua participação é relativamente baixa. De acordo com Samo Gudo, desde 2018, já foram atribuídas no âmbito do projecto um total 390 bolsas de estudo a raparigas da Matola e de Boane para frequentarem cursos nas instituições locais, dos quais 240 foram para raparigas do ensino técnico profissional e 150 para estudantes do ensino superior.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, lembrou que MOZAL também tem financiado a preparação para os exames da 12ª classe e para os exames de admissão a cerca de 150 raparigas, anualmente, provenientes das escolas secundárias da Matola, de Boane e arredores, para que estejam em melhores condições de ingressar na UEM. “Esta preparação tem sido realizada através dos nossos estudantes do núcleo de engenharia, a quem endereçamos a nossa mensagem de apreço e agradecimento”, frisou.
O próprio Reitor da UEM foi bolseiro da Mozal quando cursava, por isso apelou aos beneficiários a não se distraírem com questões que não dizem respeito a sua formação e a levarem a sério esta oportunidade que lhes está a ser concedida.
Em representação dos bolseiros, Felismina Murrona, disse que o interesse em ter jovens bem direccionados manifestado pelo acto de atribuição de bolsas estimula aos beneficiários a sempre olharem para frente com foco, tendo cada uma delas traçado como meta dignificar esta oportunidade através do esforço e dedicação aos estudos.
Durante a cerimónia, uma antiga estudante de engenharia que beneficiou do apoio da MOZAL, Márcia Cuna, prestou testemunho, afirmando que a bolsa foi de grande ajuda e fez diferença durante a formação auxiliando directamente na melhoria do desempenho académico.