Arquivo Histórico lança livros sobre os Yaos
Duas obras vieram à estampa, no auge das celebrações dos 90 anos do Arquivo Histórico de Moçambique. Trata-se dos Yaos e do Boletim do Arquivo Histórico n.° 23.
“Os Yaos”, na sua 2ª versão em português, é da autoria de Yohanna Abdallha, considerado precursor da história moderna de Moçambique, originário da província do Niassa. A 1ª versão em português foi publicada em 1983, pelo Arquivo Histórico de Moçambique.
Segundo o apresentador, o Prof. Doutor Milton Correia, o livro tem o mérito literário de revelar a intelectualidade de uma época cuja essência não é redutível a uma consciência de pertença a uma terra de origem ou etnia, mas que se eleva, epistemicamente, a uma razão histórica à consciência concreta de estranhamento diante da história do fim dos Yaos e a chegada da história colonial portuguesa no Niassa.
Outra obra, Boletim do Arquivo Histórico, aborda diversas temáticas sobre Eduardo Chivambo Mondlane, onde os seus autores, pesquisadores do AHM, recorrem a evidências históricas para argumentar que, a partir do contexto histórico em que Mondlane viveu e cresceu, permitiu-lhe desenvolver a consciência da sua identidade como moçambicano, africano e, mais tarde, uma consciência política referente a dominação colonial.
Ainda no livro, os autores abordam a trajectória de Mondlane, enfatizando o seu percurso educacional, partindo da sua aldeia, seguindo para Lourenço Marques, passando por África do Sul, Portugal e EUA, uma trajectória que, segundo os autores, lhes permitiu quebrar barreiras raciais e étnicas.
A apresentadora do livro, Professora Alda Saíde, fez notar que é a partir da educação que Mondlane recebeu das diferentes partes do mundo que passa a participar em movimentos políticos de contestação colonial e essa educação permitiu-lhe ter conhecimentos e desenhar um paradigma político para o desenvolvimento da luta armada.