Lançado livro “Renascimento Africano: Retrospectivas e Perspectivas”
O docente da Faculdade de Filosofia da UEM, dr. Ergimino Mucale, lançou, esta Quarta-feira, a sua segunda obra, intitulada “Renascimento Africano: retrospectivas e perspectivas”, um livro que revela a importância das ideias dos principais fundadores de Estados Africanos, numa contribuição para o desenvolvimento e prosperidade dos povos continentais na actualidade.
O autor afirmou que o livro apresenta duas dimensões, nomeadamente a revisita dos movimentos e ideias que marcaram a história de África e o apropriamento destas contribuições para a criação do novo renascimento.
“Algumas destas ideias ficaram esquecidas até mesmo pelas academias e outras foram sendo debatidas e fiz, portanto, a questão de fazer uma análise numa perspectiva de história e análise crítica, para perceber o que falhou e o que pode ser reaproveitado. Num segundo momento, apresento um esforço pessoal de me apropriar de tudo o que foi criado, denominado Renascimento Africano, para ver o que se pode fazer hoje”.
Reiterou que este exercício intelectual visava o lançamento de propostas para a resignificação do renascimento anterior e criação do novo renascimento, na perspectiva de que renascer não é simplesmente ressuscitar o passado, mas sim, melhorar o presente para o bem-estar dos povos africanos.
“Em linhas gerais, o livro apresenta um anseio pela retomada das principais ideias que fundaram os Estados Africanos e reconsiderá-las na perspectiva de desenvolvimento e prosperidade dos povos”.
Na mesma linha do pensamento, o apresentador do livro, Prof. Doutor José Castiano, afirmou que este livro vem se colocar na esteira de pensamento africano, a partir de uma perspectiva metodológica.
“Esta metodologia que Mucale escolhe para abordar os problemas africanos chama de afrocêntrica. O segundo livro mostra que o autor é promissor para ocupar o panteão dos filósofos mais profundos, mais persistentes e existentes dentro da Filosofia moçambicana”, reconheceu.
O mesmo reconhecimento foi manifestado pelo Prof. Doutor Severino Nguenha, também apresentador da obra, que destacou a importância do conhecimento transmitido pelo autor para a comunidade estudantil no concernente à preocupação de construir uma África melhor.
“O objectivo da filosofia e do renascimento que nos é proposto neste livro é a construção do mundo mais humano e uma África melhor, mais do que partilhar um pensamento e lançar os desafios. O que temos pela frente, proposto pelo livro, é nos armarmos com inteligência, prática e determinação, para sermos agentes activos na construção de um mundo capaz de acolher a todos em termos de igualdade e, a partir de Moçambique, tentarmos participar na construção de uma África melhor”.
Por sua vez, o Director da Faculdade de Filosofia, Prof. Doutor José Blaunde, reconheceu a importância desta publicação, explicando que é mais um trabalho de investigação que se enquadra nos objectivos desta unidade orgânica.