O Espaço de Inovação da UEM (EdI) é uma iniciativa relativamente nova – foi inaugurada em Novembro de 2017 -, e que pertence ao Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM).
A principal missão do Espaço de Inovação é promover o ecossistema de Inovação dentro da Academia, através da sua utilização com um hub que estabelece a ligação entre as diversas unidades da UEM.
Para a implementação da sua missão, o Espaço de Inovação apoia-se nos seguintes pilares: (1) CRIATIVIDADE – promovendo a geração e amadurecimento de ideias inovadoras, (2) INOVAÇÃO – transformando ideias em algo tangível, e (3) EMPREENDEDORISMO – trazendo os produtos de inovação ao consumidor final.
Desde 2017 até ao momento, já passaram pelo Espaço de Inovação mais de 4.000 pessoas, tendo sido realizados 15+ hackathons, 50+ workshops e cursos de curta duração, 9+ talks, 20+ exposições/seminários, 25+ palestras, 20+ soluções tecnológicas desenvolvidas, 200+ reuniões e 5+ actividades de pesquisas, em colaborações com instituições de pesquisa internacionais.
Neste momento, o Espaço de Inovação possui 2 grandes desafios, nomeadamente, a operacionalização da sua Incubadora, bem como do seu Programa de Aceleração de Startups.