1. Apresentação do Curso |
Introdução
Esta proposta enquadra-se na implementação do Plano Estratégico da UEM e foi elaborado de acordo com o Quadro Curricular da Pós-graduação (QCPG- (Deliberação No 04/CUN/2013) de Maio de 2013 e o Regulamento dos Cursos de Pós-graduação (RCPG-Deliberação 07/CUN/2013) de Agosto de 2013 vigentes na UEM.
A Faculdade de Economia depois de vários anos de implementação dos cursos de Mestrado nas áreas de Economia de Desenvolvimento e de Gestão Empresarial e com a recente introdução do Mestrado em Ciências Actuariais com o objectivo de contribuir para a preparação de quadros com excelente qualidade de formação e capacidade de pesquisa aplicada aos desafios do desenvolvimento social e económico do país, vai introduzir a partir do próximo ano lectivo o Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás (MEGPG).
A estratégia da Faculdade de Economia é desenvolver linhas curriculares e uma abordagem de investigação em áreas prioritárias para o desenvolvimento do nosso país, contribuindo para, inter-alia, a capacitação e estabilidade da Faculdade de Economia e melhoria do ensino e aprendizagem. O Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás enquadra-se na descoberta de reservas substanciais de gás natural e da necessidade da formação e realização de estudos sobre a exploração e uso sustentável do petróleo, gás e seus derivados.
O currículo de Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás visa formar quadros capacitados em matérias de economia e de gestão aplicadas às actividades da cadeia de valor da indústria de petróleo e gás para exercerem funções no sector público e privado.
A Indústria de Petróleo e Gás é extremamente complexa e dinâmica e oferece inúmeras oportunidades de negócio. Os profissionais que pretendem actuar com sucesso neste mercado, para além das técnicas de gestão e de tomada de decisão, deverão adquirir e desenvolver uma visão geral das principais actividades desta Indústria, entender, inter-alia, acordos comerciais, as condições das infra-estruturas, o desenvolvimento e financiamento de projectos, questões a jusante tais como o comércio e transporte de petróleo e gás e regimes fiscais.
A complexidade dos grandes projectos de gás natural liquefacto pode ser demonstrado pelo tempo que levam para sua conclusão. Normalmente, levam 10 anos entre o início e a primeira entrega de gás, especialmente quando se trata de projectos de início de actividade, onde não existe infra-estrutura para encurtar o período de construção. Assim, a introdução do MEGPG na UEM visa criar competências e capacidades locais para lidar com assuntos relacionados com grandes empreendimentos de petróleo e gás.
A estratégia de MEGPG é associar-se a Universidades internacionais tais como: Universidade de Texas, University of Copenhagen, University World Institute for Development Economics Research, e Universidade de Groningen para passar experiencia aos docentes da Faculdade de Economia para assegurarem a continuidade do programa depois das duas primeiras edições.
O currículo compreende quatro semestres, dos quais dois lectivos, 60 créditos, e dois de pesquisa, 60 créditos, com um total de 120 créditos.
Finalmente, o plano de estudos do currículo do Mestrado em Economia e Gestão do Petróleo e Gás segue as três áreas principais da cadeia de valor: (i) exploração e produção; (ii) transporte e comercialização; e (iii) refinação e marketing e fornece formação especializada exigida pelo sector para resolver problemas económicos e gerir complexidades das actividades e processos de petróleo e gás
2. Objectivos do curso |
O curso foi concebido para o candidato desenvolver conhecimentos, competências e habilidades para uma ampla gama de oportunidades profissionais em empresas e sector público interessado nas actividades e processos de petróleo e gás. Para tal, foram determinados os seguintes objectivos gerais e específicos.
Objectivos gerais do curso
O curso de Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás tem por objectivo fundamental formar mestres com uma base teórica pluralista, uma visão e uma abordagem dinâmica dos processos económicos e de gestão incluindo a capacidade analítica e crítica no sector do petróleo e gás.
O outro objectivo do curso de Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás é promover a pesquisa, pelo que a sua filosofia fundamental assenta no encorajamento e promoção do ensino e da aprendizagem pela investigação, comunicação, debate e publicação dos resultados de acordo com critérios de qualidade da área científica.
3. Competências específicas |
Objectivos específicos do curso
Os objectivos do curso de Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás são os seguintes:
- Desenvolver competências que habilitem os pós-graduados para um melhor exercício da profissão nas diversas áreas da cadeia de valor de petróleo e gás;
- Adquirir conhecimentos de análise crítica e interpretação de dados, e de discussão de resultados de investigação relacionada com a exploração, produção, transporte, comercialização, refinação, marketing e risco no sector de petróleo e gás;
- Promover e aplicar o rigor científico e a capacidade de observação das actividades e das forças geopolíticas do sector de petróleo e gás;
- Exercitar a capacidade de definir questões de investigação ajustadas à realidade e necessidades do país nos desenvolvimentos de projectos e negócios da cadeia de valor de petróleo e gás;
Aprofundar competências de investigação, sob uma perspectiva multidisciplinar e transversal em colaboração com outras Faculdades, órgão governamentais e outras instituições e organizações.
4. Perfil ocupacional do pós-graduado |
Os Mestres em Economia e Gestão de Petróleo e Gás para além de estarem munidos de aptidões empreendedoras para realizarem análise económica e exercerem todo o processo da gestão de qualquer empreendimento relacionado com o sector de Petróleo e Gás e puderem prosseguir estudos de pós-graduação a níveis mais altos, são também preparados para trabalharem em organizações ou empresas, de qualquer actividade económica e social, desde instituições do Governo à empresas de produção de bens e serviços, bem como de organizações não governamentais. Especificamente, os Mestrados do presente curso podem ser empregados nas seguintes áreas:
- Instituições governamentais ou privadas envolvidas no sector do petróleo e gás,
- Instituições Bancárias e ou de Seguros nacionais ou internacionais relacionados com as actividades de petróleo e gás;
- Empresas do sector de petróleo e gás de prestação de serviços de consultoria ou auditoria de forma independente ou institucional;
- Empresas de prospecção de petróleo e gás;
- Gabinetes de estudos, ensino e investigação;
- Divisões de estudos económicos e sociais no governo, bancos e outras empresas, entre outros.
Nestas instituições, os graduados podem participar:
- Na análise e desenvolvimento de políticas do sector de petróleo e gás;
- Ensino e pesquisa de matérias do sector de petróleo e gás;
- Análises e assessorias regulares sobre diferentes aspectos do sector de petróleo e gás (investimento, mercados, regulamentação, estratégia corporativa e/ou industrial, etc.) para as instituições públicas e privadas (firmas, bancos e outras);
- Construção, utilização e exploração de bases de dados para análise económico-financeira e social de empreendimentos do sector do petróleo e gás;
5. Público – alvo |
De acordo com os artigos 8 e 9 do Regulamento dos Mestrados da UEM, podem candidatar-se à inscrição no Curso de pós-graduação da Faculdade de Economia os titulares de graus de licenciatura ou equivalente, com a classificação mínima de 14 valores, bem como, excepcionalmente, os detentores de currículo científico, académico e profissional que ateste capacidade para a habilitação ao grau de Mestre em cursos relacionados com Gestão, precedendo a apreciação curricular realizada pela Conselho Cientifico da Faculdade de Economia.
O curso oferecido possui um máximo de 35 vagas. A selecção dos candidatos estará a cargo da Comissão Científica da Faculdade de Economia da UEM. São critérios preferenciais de admissão de candidatos:
Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Economia e Gestão ou outras áreas afins;
- Media Final mínima de Catorze (14) valores obtida ao nível de Licenciatura;
- Proficiência nas Línguas Portuguesa e Inglesa;
- Avaliação positiva da análise da prova documental;
- Avaliação positiva obtida no programa preliminar refreshment.
6. Documentos de Candidatura |
Os candidatos ao curso de MEGPG deverão dirigir uma carta de candidatura ao Director da Faculdade de Economia, indicando na mesma a sua disponibilidade financeira para o pagamento pontual das propinas indicadas, na qual deverão anexar a seguinte documentação:
- Formulários de candidatura (devidamente preenchidos e assinados);
- Fotocópia autenticada do BI ou do DIRE;
- Fotocópias autenticadas pelo Notário, de Certificados de Habilitações Literárias do nível de Licenciatura ou equiparado, com a descriminação das disciplinas e correspondentes classificações obtidas. (Os certificados que não foram emitidos pelas instituições competentes de Educação da República de Moçambique deverão ser acompanhados do respectivo reconhecimento do Ministério da Educação;
- Curriculum Vitae;
- Duas cartas de recomendação, sendo uma delas proveniente de uma entidade académica;
- Carta de autorização do local de trabalho dirigida ao Director da Faculdade de Economia, se for aplicável; e,
- Talão de depósito de 500,00Mt (Quinhentos Meticais). Este valor destina-se ao processamento do expediente do candidato e não é reembolsável.
7. Duração do curso |
O curso de MEGPG tem uma duração de dois anos lectivos, divididos em quatro semestres, dos quais os dois primeiros são reservados para as disciplinas curriculares e os dois último são reservados para o trabalho de dissertação.
8.Idioma |
Português/Inglês
9. Regime de estudo |
Presencial. Na Faculdade de Economia da UEM
10. Horário |
Período Pós Laboral
11. Local |
Faculdade de Economia, Campus Universitário (UEM)-Maputo
12. Período de inscrição |
Definido no edital
13. Matrículas e Propinas |
O Programa preliminar refreshment, que antecede o curso de Mestrado, será frequentado pelos candidatos pré-seleccionados, mediante o pagamento de uma taxa única de 10.000,00 MT, para todo o período.
O curso esta sujeito as seguinte taxas :
- Inscrição – 7.500,00Mt;
- Propina semestral – 50.000,00Mt
- Total de propina do curso 200.000,00Mt
Os candidatos admitidos ao curso de Mestrado, sendo estrangeiros, estão sujeitos ao pagamento adicional de mais 50% sobre os valores acima indicados.
14. Contacto do Coordenador |
Doutor Fernando Lichucha, 82 3155700, flichucha@gmail.com
15. Plano de estudos |
Estrutura do plano de estudos do Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Fundamentos de Petróleo e Gás | 05 | Projecto de Pesquisa | 05 | |
Desenvolvimento de Projectos de Petróleo e Gás | 07 | Mercados de Petróleo e Gás e Comércio de Mercadorias | 06 | ||
Gestão de Recursos Humanos e Gestão das Operações Estratégicas | 06 | Avaliação e Gestão do Risco de Projectos | 07 | ||
Regulação e Contractos de Petróleo e Gás | 07 | Modelos Macroeconómicos de Petróleo e Gás | 07 | ||
Disciplina Opcional | 05 | Disciplina Opcional | 05 | ||
TOTAL | 30 | TOTAL | 30 | ||
Ano
II |
Dissertação de Mestrado | CR | |||
60 | |||||
TOTAL | 60 | ||||
Disciplinas Opcionais 1º Semestre:
Gestão da Cadeia de Fornecimentos de Petróleo e Gás
Contabilidade e Fiscalidade de Petróleo e Gás
Disciplinas Opcionais 2º Semestre:
Empreendedorismo e Negócio de Refinação e Petroquímicos
Saúde, Segurança e Ambiente no Sector de Petróleo e Gás
16. Grupo de professores do curso |
Primeiro Semestre | Docentes |
Fundamentos de Petróleo e Gás | Doutor Augusto Macuvele |
Desenvolvimento de Projectos de Petróleo e Gás | Eng Willem De Meyer |
Regulação e Contractos de Petróleo e Gás | Doutor Almeida Machava |
Gestão de Recursos Humanos e Gestão das Operações Estratégicas | Prof. Doutor Raphael Heffron |
Gestão da Cadeia de Fornecimentos de Petróleo e Gás | Dra. Theresia Betty Sumarno |
Contabilidade e Fiscalidade de Petróleo e Gás | MSc Lot Magosha |
Segundo Semestre | |
Projecto de Pesquisa | Prof Doutor Afeez Salisu e Prof Doutor Matias Farahane |
Mercados de Petróleo e Gás e Comercio de Mercadorias | Prof. Doutor Thitisak Boonpramote |
Avaliação e Gestão do Risco de Projectos | Eng Willem De Meyer |
Modelos Macroeconómicos de Petróleo e Gás | Prof Obindah and Dr Vanda Amaral |
Empreendedorismo e Negócio de Refinação e Petroquímicos | Varios |
Saúde, Segurança e Ambiente no sector de Petróleo e Gás | Prof. Doutor Vasco Junior |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes