UEM focado no desenvolvimento sustentável
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a Universidade Eduardo Mondlane pretende integrar de forma activa os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explicando que as instituições de ensino superior devem desempenhar um papel activo na construção de um mundo mais sustentável, justo e equitativo.
O dirigente falava esta segunda-feira (11/12), no Campus Principal, por ocasião da Conferência Internacional sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, evento que decorre sob o lema “A Contribuição da Universidade Eduardo Mondlane para a Implementação dos ODS”.
Explicou que, a educação, pesquisa, inovação, extensão e a liderança são essenciais para apoiar a sociedade a enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, reiterando que uma universidade comprometida com este propósito pode beneficiar de mais parcerias e maior mobilização de recursos, o que poderá permitir melhor posicionamento no ranking internacional.
“Na sequência do papel da UEM como instituição Mãe do ensino superior em Moçambique e reconhecendo o progresso efectuado na persecução da sua Visão e Missão, a instituição pretende de forma activa integrar os ODS nas suas actividades. Esta iniciativa espelha o engajamento da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique”.
Afirmou que, a universidade tem envidado esforços para integrar os ODS, destacando, como uma das medidas, a melhoria da qualidade do ensino através da criação de oportunidades de estágios, aulas práticas e emprego para os estudantes; Capacitação do corpo docente, investigador, técnico administrativo na prossecução das suas atividades; Promoção de parcerias e participação em redes internacionais de investigação; e Promoção da equidade de género, diversidade, equidades nos processos de ensino e investigação.
O Reitor disse esperar desta conferência maior intercâmbio de experiências entre a UEM, as Universidades da Andaluzia e outros intervenientes relevantes localizados em Moçambique, partilha dos resultados do processo de localização dos ODS na UEM e discussão sobre o papel da parceria nacional e internacional na localização dos ODS na UEM e intervenientes envolvidos.
Por seu turno, o embaixador da Espanha em Moçambique, Dr. Alberto Cerezo, referiu que a cooperação entre as universidades espanholas e a Universidade Eduardo Mondlane reforça de alguma forma a promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na mesma ocasião, a representante do Ministério da Economia e Finanças, Dra. Arlete Mboa, falou dos desafios que o país tem no concernente à promoção dos ODS, destaque para a necessidade de sensibilização em todo território nacional, disponibilidade dos recursos financeiros, bem como o aprimoramento dos mecanismos de coordenação institucional.
A Conferência Internacional sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável conta com a participação de instituições de ensino superior no país, da Andaluzia e Portugal, além de outros intervenientes relevantes na implementação da agenda 2030 em Moçambique.