Gabinete de Cooperação
O Gabinete de Cooperação foi criado no ano 2010 com a extinção dos Gabinetes de Relações Públicas e o de Coordenação de Doadores, através dos Despachos Reitorais nº 099/RT/2020 e 100/RT/2010, de 29 de Abril de 2010, tendo herdado parte considerável dos recursos humanos, materiais e infra-estruturas dos dois extintos órgãos.
O GC-UEM é um Órgão Central para a coordenação e gestão de programas de cooperação, que subordina-se directamente ao Reitor da UEM.
Objectivos específicos
- Facilitar e agilizar os processos de gestão dos fundos provenientes das diversas parcerias.
- Proceder ao alinhamento da ajuda externa com os interesses estratégicos da Universidade.
- Harmonizar a actuação dos doadores em termos de alocação, critérios e mecanismos de utilização dos fundos de ajuda externa.
O Gabinete de Cooperação tem as seguintes competências:
- Conceber e propor, à Reitoria, a política de cooperação nacional e internacional da UEM de acordo com a sua perspectiva de desenvolvimento, bem como coordenar com os demais sectores da UEM a realização dos acordos e programas de cooperação então estabelecidos;
- Realizar um trabalho de busca junto às comunidades nacional e internacional, de oportunidades de cooperação nas mais diversas áreas, com base nos projectos e programas de desenvolvimento da UEM;
- Estabelecer relações de cooperação ao nível institucional com as suas congéneres nacionais, estrangeiras e/ou instituições financeiras;
- Coordenar, em colaboração com os diferentes sectores da UEM, a busca de financiamentos necessários para a realização de projectos e programas específicos da Universidade Eduardo Mondlane;
- Sistematizar e actualizar toda a génese da cooperação nacional e internacional da UEM com vista não só a acompanhar e rentabilizar os diferentes programas em curso e os níveis de cumprimento, como também perspectivar acções futuras de cooperação, de acordo com as necessidades existentes nos diversos sectores da UEM;
- Assegurar e desenvolver toda a política de cooperação nacional e internacional da UEM, nomeadamente, com universidades, instituições de carácter cultural e científico, organizações internacionais, assim como, com as missões diplomáticas estrangeiras estabelecidas em Moçambique;
- Estabelecer um meio de informação que permita manter a UEM informada sobre as principais realizações do Gabinete de Cooperação;
- Estabelecer circuitos com ministérios e outras instituições nacionais que permitam um fluxo e refluxo permanente de informação concernente à hipóteses de cooperação para a UEM, bem como à outros desenvolvimentos pertinentes;
- Apoiar e acompanhar todos os sectores da UEM no seu relacionamento com outros parceiros, de modo a facilitar a concretização de programas e projectos de cooperação;
- De acordo com as suas tarefas e funções, o GC-UEM desenvolverá uma estrutura organizacional interna necessária e adequada;
- Organizar um banco de dados e uma mini-biblioteca especializada (documentação) sobre cooperação nacional e internacional;
- Desenvolver, coordenar e gerir a cooperação da UEM, no seu todo;
- Acompanhar o grau de execução do plano de desenvolvimento da cooperação;
- Coordenar a ajuda externa em diálogo permanente com os doadores, bem como com os coordenadores de programas e projectos;
- Assegurar que os fundos são usados para os propósitos acordados;
- Monitorar os diferentes programas e projectos de cooperação;
- Partilhar a informação sobre os fluxos da ajuda externa;
- Fortalecer a capacidade de gestão e monitoria dos planos estabelecidos;
- Garantir uma gestão facilitada, transparente e racional dos fundos atribuídos pela ajuda externa;
- Publicar anualmente um relatório de actividades e de contas sobre a ajuda proveniente de parceiros;
- Manter actualizada a informação estatística e outra relevante que permita verificar a implementação dos objectivos estabelecidos; e
- Outras actividades.
O Gabinete de Cooperação segue uma estrutura clássica de organização assente na figura do Director, Departamentos, Repartições e Secções. Também integram na estrutura do Gabinete de Cooperação o Conselho de Ajuda, em fase de operacionalização, e o Colectivo de Direcção.
O GC-UEM estrutura-se da seguinte forma:
- Conselho de Ajuda
- Director
- Colectivo de Direcção
- Departamentos
– Cooperação com Moçambique e África
– Cooperação com a América e Ásia
– Cooperação com a Europa, Oceânia, Organizações e Bolsas de Estudo
– Projectos
– Administração e Finanças - Repartições
– Recursos Humanos, Património e Aprovisionamento
– Finanças
– Deslocações, Correspondência e Arquivo - Secções
– Património e Aprovisionamento
– Contabilidade
– Arquivo e Correspondência