1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

VII Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane

O Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é um evento bienal, que reune a comunidade académica, entidades governamentais e não-governamentais, parceiros de cooperação nacional e internacional, associações profissionais, empregadores e sociedade civil em geral. O objectivo geral do VII Seminário Pedagógico é reflectir sobre matérias de natureza pedagógica e os principais desafios nos processos de ensino e aprendizagem no intuito/na perspectiva de transformar a UEM numa Universidade de Investigação.
Nesse contexto, terá lugar, nos dias 04, 05 e 06 de Julho do ano em curso, o VII Seminário Pedagógico da UEM, com objectivo de reflectir sobre os principais desafios nos processos de ensino-aprendizagem que visam a promoção da investigação e inovação pedagógica na Universidade Eduardo Mondlane.

Lema

O VII Seminário Pedagógico tem como lema: “UEM promovendo a investigação e inovação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem


Objectivos do VII seminário pedagógico

1. Avaliar o grau de implementação das recomendações do VI seminário pedagógico.
2. Reflectir sobre a investigação e inovação pedagógica como alicerces para melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
3. Reflectir sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem.
4. Avaliar o grau de implementação dos instrumentos de gestão académica.
5. Analisar práticas pedagógicas a luz de uma universidade de investigação.

 

Temas do VII seminário pedagógico

1. Práticas pedagógicas numa universidade de investigação

As práticas pedagógicas visam melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Com o tema práticas pedagógicas inovadoras a luz de uma universidade de investigação pretende-se discutir como os docentes na sala de aula deveria agir para a melhoria do aprendizado dos alunos no contexto de uma universidade de investigação. Considerando dinâmicas sociais, políticas, económicas e culturais das sociedades pretende-se saber de que forma os docentes na sala de aula deveriam influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem numa universidade de investigação.
Para além disso, com o tema proposto pretende-se saber que práticas pedagógicas inovadoras podem fazer face aos principais desafios dos processos de ensino-aprendizagem em Moçambique.
Que práticas pedagógicas do docente na sala de aula despertam interesse do estudante para a investigação aliando o subjectivo/subjectivo. Com o tema busca-se identificar e discutir práticas pedagógicas comprometidas com o processo de mudanças sociais.


2. Instrumentos de gestão da qualidade académica

No tema proposto procura-se avaliar os instrumentos de gestão académica em implementação na UEM e disctutir-se de que forma a qualidade académica pode ser garantida com base na aplicação adequada dos instrumentos de gestão académica. De que forma pode-se elevar a qualidade académica com base na implementação dos instrumentos de gestão. Dentre os instrumentos de gestão académica em implementação na UEM desta-se o Sistema Integrado de Gestão Académica (SIGA) e o Manual de Procedimentos de Gestão do Processo Pedagógico (MPGPP). Procura-se determinar os pontos fortes e pontos fracos da implementação desses instrumentos de gestão académica com vista a melhoria da qualidade académica. Será que esses instrumentos de gestão e qualidade académica são ajustados a uma universidade de investigação?

3. Uso de tecnologias de informação e comunicação e comunicação numa Universidade de Investigação

De que forma o uso das TIC influencia nos processos de ensino-aprendizagem
No tema proposto, procura-se discutir e avaliar o papel das TIC no processo de ensino-aprendizagem e na pesquisa. Para uma sociedade cada vez mais digital é importante saber de que forma as TIC podem influenciar na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. De que forma o processo de ensino aprendizagem deve acompanhar e incorporar as mudanças tecnológias. Como devem estar preparados os docentes e estudantes tendo em conta as dinâmicas das tecnologias de informação e comunicação.

4. Investigação, inovação pedagógica e processos de ensino-aprendizagem

Com base no tema proposto, pretende-se saber como devem ser desenvolvidas propostas pedagógicas que respondam os desafios do processo de ensino-aprendizagem tendo em conta os factores conjunturais e estruturantes.
De que forma a investigação pode influenciar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem tendo em conta os factores conjunturais e estrurantes. Como a componente da investigação e inovação pedagógica devem ser incorporada nos curricula.

 

Inscrições

Todos aqueles que desejam participar no VII seminário pedagógico deverão efectuar a sua inscrição no link seguinte: http://www.pedagogica.uem.mz/inscricao2018/

 

Programa

Clique aqui para ver o programa completo 

 

Contactos

www.uem.mz
Av.Julius Nyerere; Campus da UEM, CP.3453 Maputo-Moçambique
Direcção pedagógica 2ºAndar; Tel (+258) 21429254, fax: (+258) 21428196
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Website: www.pedagogica.uem.mz