1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM e parceiros lançam Projecto de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Qualidade

gqa-sida-project

Foi lançado hoje (28/02), em Maputo, o "Projecto de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Qualidade da Formação Pós-Graduada e da Investigação", no âmbito do programa bilateral UEM-Sida.
Com duração de 5 anos (2017-2022), o projecto visa, fundamentalmente, dotar a UEM de capacidade institucional para assegurar e aumentar o nível de produção científica e inovação relevantes para o desenvolvimento nacional e regional.
Mas tais objectivos poderão ser concretizados através da melhoria do quadro institucional, das infra-estruturas e ambiente de investigação, do fortalecimento do sistema de garantia de qualidade e do reforço da capacidade de oferta de cursos de mestrado e doutoramento, entre outros.
Falando na abertura do encontro que serviu para o lançamento do projecto, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, referiu que com a iniciativa, a UEM espera cursos de mestrado e doutoramento capazes de produzir graduados dotados de conhecimentos, competências e atitudes relevantes.
"Esperamos gestores capacitados para melhor gerir as Faculdades e Escolas, apoiar o funcionamento dos cursos e de projectos de investigação, e gerir o sistema de garantia de qualidade", disse.
Entretanto, Uamusse lembrou aos presentes que a questão da qualidade não emerge na UEM somente no âmbito deste programa de cooperação, mas trata-se de um compromisso ético e profissional de todos na UEM.
Por seu turno, o Director para a Qualidade Académica da UEM, Prof. Doutor Nelson Zavale, explicou que o projecto surge na sequência de um acordo bilateral assinado com a cooperação Sueca, o qual prevê a capacitação institucional e programas de formação de mestrado e doutoramento em parceria com as universidades suecas.
"O projecto vai ser implementado com as universidades suecas de Upsala e a SLU cujo objectivo é basicamente fortalecer o nosso sistema de garantia de qualidade", frisou.
O encontro de hoje, além de proceder ao lançamento do projecto serviu para divulgar os objectivos do programa e assegurar o engajamento de todos os envolvidos na definição de actividades e suas metodologias. "Porque este é um projecto transversal e o seu sucesso depende do envolvimento de todos, em particular os coordenadores dos projectos de formação", disse.
O "Projecto de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Qualidade da Formação Pós-Graduada e da Investigação" vai ser coordenado pelo Gabinete para Qualidade Académica da UEM.