1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Estudantes celebram o Dia Internacional com desporto e cultura

entrega-tacaPor ocasião do Dia Internacional do Estudante que se assinala à escala global, a 17 de Novembro, a Associação dos Estudantes Universitários da UEM (AEU) em parceria com a Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCIDE) promoveu actividades culturais e desportivas.
A efeméride serviu de mote para a realização da V Edição da Taça Universitária que volvidos dois anos volta a juntar instituições de ensino superior sediadas na capital do país. Ao todo foram 11 instituições que de 14 de Outubro a 17 de Novembro bateram-se entre si nas modalidades de Futebol-11, Basquetebol, Futsal e Voleibol.
Na classificação geral, a UEM ocupou o primeiro lugar por ter somado o maior número de jogos com vitórias nas diferentes modalidades, seguido da Universidade Wutivi e a Academia de Ciências Policiais. A ISGECOF e a ISEDEF contentaram-se com os últimos dois lugares na classificação, 10º e 11º.
Assim, na categoria de Futebol-11, a UEM–A foi a melhor classificada seguida de UEM-C e UEM-B. Na modalidade de Futsal a A Politécnica ocupou o primeiro lugar seguido da UEM-A e ACIPOL. No Basquetebol, a ACIPOL em 1º, UNITIVA 2ͦº e UEM-B 3º classificado. No Voleibol Feminino a UEM foi a melhor, seguida da ESEG e ISCISA enquanto no Voleibol-Maculino a UEM–B ocupou o 1º lugar, ISCISA 2º e UEM-A 3º.
Na ocasião, o Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM, Prof. Doutor Armindo Tiago, encorajou aos estudantes a cultivarem os valores básicos da convivência social, designadamente, o patriotismo, o respeito pelo próximo, a integridade e o profissionalismo para a construção de um futuro risonho.
"Esperamos que desenvolvam habilidades para a criação de alternativas face as dificuldades de empregabilidade", disse.
O Presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Salvador Muchidão, frisou que o rumo e o futuro do país está nas mãos dos jovens, por isso, disse acreditar que o domínio da ciência pode mudar os destinos do país, encorajando aos jovens ao domínio da técnica e da tecnologia.
O Dia Internacional do estudante começou com uma marcha pela manhã na Estátua da Eduardo Mondlane e desaguou no Pavilhão Gimnodesportivo da UEM, onde decorreram actividades como feira de saúde e ginástica.
A cantora Neyma Alfredo dominou todas as atenções no Pavilhão, com excelentes exibições para o gáudio do público presente.

neyma-dia-estudante-17