1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Acordo de cooperação entre a UEM e MCNet vai premiar melhores estudantes

mem2oPrevendo os termos e as condições de premiação, concessão de Bolsas de Estudo a melhores estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e para a melhoria das condições de salas de informática desta instituição, o acordo foi rubricado na manhã desta sexta-feira, 28 de Abril, pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, e o PCA da Mozambique Comumunity Network, SA (MCNet), Engº. Rogério Samo Gudo.

O acordo prevê, também, que a MCNet garanta o financiamento dos prémios em dinheiro ao primeiro e segundo melhores estudantes dos cursos de licenciatura em Gestão e em Engenharia Informática, garantindo a atribuição de bolsas de estudo para a frequência de cursos de mestrado à esses estudantes, em Maputo, sendo que cabe a UEM a disponibilização da informação necessária à avaliação para efeitos de premiação e a divulgação da iniciativa de concessão de bolsas da MCNet, em todos os actos e eventos relacionados com esta instituição.

Discursando momentos após rubricar o Memorando, o Reitor da UEM sublinhou que a parceria, ora iniciada, simboliza um acto alinhado com a postura habitual da instituição que dirige, nomeadamente a abertura a iniciativas que visem a transformação do conhecimento científico em ferramentas de pertinência e utilidade social, económica e cultural.

Prosseguindo, disse que para a UEM, assim como para a MCNet, os estudantes constituem por excelência os principais pilares em que assenta e deve assentar a expectativa do progresso técnico e científico de Moçambique, "daí julgarmos legítima e totalmente justificável a colaboração a que hoje damos início".

Quilambo lembrou aos presentes que a UEM teve desde sempre um compromisso com o crescimento de Moçambique, e por isso se tem empenhado profundamente na formação de quadros de qualidade que tornam possível a concretização do sonho de desenvolvimento social e económico do país.

Para o PCA da MCNet, a produção, difusão e aplicação de conhecimento científico só é verdadeiramente eficaz e socialmente relevante no âmbito de uma rede de parcerias estratégicas institucionais desenvolvidas numa lógica de colaboração aberta, pragmática e multidisciplinar.

Refira-se que para implementação dos objectivos do Memorando, será criada uma Comissão Técnica de Controlo (CTC), composta por representantes das duas partes.

Pendik Escort