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Académicos consideram que a educação deve transmitir valores de cidadania

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Na Mesa-Redonda desta quarta-feira, 05 de Abril, subordinada ao tema “Educação, Cidadania e Dinâmicas de Desenvolvimento”, inserida no ciclo de palestras sobre “Pensar a Educação”, os académicos Severino Ngoenha e Nataniel Ngomane consideraram que a educação deve contribuir para a construção da cidadania através da transmissão de valores e saberes culturais e práticos que possibilitem o desenvolvimento da sociedade moçambicana em suas múltiplas dimensões.
Falando na qualidade de orador, o Prof. Doutor Severino Ngoenha considerou que é altura de pensar numa educação que não dê simplesmente os utensílios teóricos em termos de reflexão mas também que predisponha o individuo a responder as exigências naturais e materiais em termos de trabalho.
Referiu que o drama essencial da educação e do ensino moçambicano é que não consegue nem transmitir a dimensão da cultura nem transmitir a dimensão da prática. “Nós encontramos uma escola que não consegue satisfazer nem um e nem outro paradigma. Em termos culturais não conseguimos ter uma educação que responda ao paradigma de educação elitista, situação também verificável no paradigma do saber fazer”, disse.
Ngoenha é do entendimento que a educação deve ser um factor de nacionalização no sentido de permitir entender e aderir a um conjunto de valores comuns que estruturam as “nossas nações, os nossos estados e a nossa pertença do ponto de vista cultural” e os modelos de cidadania devem aproximar os cidadãos aos valores culturais e ajudar a resolver os problemas do saber fazer que assolam a cultura moçambicana.
ngoenhangomasNo momento final da sua alocução, Severino Ngoenha deixou para reflectir como fazer uma educação que responda às exigências que os dias actuais apresentam no sentido “de termos que definir que educação queremos. Como responder com a nossa educação a ideia de pertença que nos transmita valores de pertença a uma moçambicanidade que passa por fazer do diálogo o elemento crucial e fundamental”.
Por seu lado, o Prof. Doutor Nataniel Ngomane frisou a importância da transmissão dos valores culturais aos mais novos como sendo um Direito Humano considerando que a literatura é um meio de equilíbrio humano, daí a obrigação dos educadores em cultivar o gosto pela leitura assim como a valorização da cultura moçambicana.
Para Ngomane, a literatura continua a ser fundamental para dar os passos em frente, porém, “infelizmente ela tem sido postergada e olhada de viés e com nariz torto. Ela é importante pois nos ensina a pensar. A pensar para nós mesmo, a pensar para a sociedade e a pensar para os outros”, disse, acrescentando que é importante que “a gente continue nessa batalha de disponibilizar a literatura que é um direito humano para podermos vencer os desafios que se nos colocam a frente”.
Na ocasião, o Director do Centro de Comunicação e Marketing CECOMA da UEM, Prof. Doutor Manuel Mangue, falando em representação da Vice-Reitora Académica, Profª. Doutora Amália Uamusse, recordou que a UEM tem a missão de promover uma educação pública de excelência através da combinação indissociável da investigação, ensino e extensão visando a formação integral para que os moçambicanos contribuam para a produção do conhecimento que possibilite o desenvolvimento do país.
“A realização deste tipo de palestras bem como o conjunto de debates promovidos pela UEM, vem consagrar esse desiderato permitindo deste modo a socialização dos saberes aqui produzidos em benefício da nação”, disse, ajuntando que um cidadão culturalmente actualizado desenvolve-se humanamente assim como se espera que participe activamente no processo de desenvolvimento social, económico, político e cultural.
Refira-se que o ciclo de palestras “Pensar a Educação” foi lançado no dia 9 de novembro de 2016 e é organizado pela Faculdade de Educação com o objectivo de reflectir sobre valores, hábitos e costumes e como parte do processo do desenvolvimento da sociedade moçambicana, sendo que o primeiro tema versou sobre a “Educação e Formação Cultural: a actualidade do pensamento de Samora Machel”, dissertado pelo professor catedrático Brazão Mazula.

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