1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM doa mobiliário a Escola Secundária de Mucoque

mucoqueA Universidade Eduardo Mondlane procedeu hoje (01/03) a entrega formal de diverso mobiliário à Escola Secundária de Mucoque, localizada no Município de Vilankulo, Província de Inhambane. A oferta foi simbolicamente entregue pelo Reitor da UEM ao administrador do distrito de Vilankulo.
Trata-se de 187 carteiras de salas de aula, 14 cadeiras simples de escritório, 24 secretárias, 10 gavetas, 2 armários, 14 estantes e ainda 5 aparelhos de ar condicionado operacionais. O material ora entregue foi utilizado pela Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo (ESUDER) entre 2008 e 2016, quando esta ainda funcionava em instalações partilhadas pela Escola Secundária de Mucoque.
Com a saída da ESUDER para instalações próprias, a UEM decidiu reverter todo mobiliário a favor da escola de Mucoque que, deste modo, viu reforçada a sua capacidade de leccionação porquanto vai dispor de mais meios para o efeito.
No acto, o Administrador do Distrito de Vilankulo, Melchior Focas, classificou de significativo o gesto da Universidade Eduardo Mondlane, pois, simboliza o seu contributo para o desenvolvimento do sector da educação naquele distrito e no país.
"A maior preocupação do governo moçambicano no sector da educação continua a ser o de colocar as nossas crianças num lugar condigno para que, por essa via, o aproveitamento escolar seja melhorado", disse.
Entretanto, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirmou que o gesto é uma forma de agradecimento à Escola Secundária de Mocoque que acolheu a UEM durante 7 anos. Por outro lado, segundo o Reitor, é uma demonstração de que a educação é de facto uma tarefa de todos.
"A nossa iniciativa pretende encorajar os jovens da Escola Secundária de Mocoque para que possam frequentar o ensino superior na ESUDER ou em outros cursos na UEM, e permite igualmente manifestar a nossa vontade de encontrar outras formas de colaboração com a Escola Secundária de Mocoque, através dos nossos laboratórios e bibliotecas que podem ser usados pelos alunos de Mucoque", frisou.
Ali Nuro Momade Agy, em representação do Director da Escola, frisou que o material vai ajudar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Ali Agy entende que um aluno sentado na carteira tem uma melhor postura para escrever e assimilar a matéria.
A UEM e a Escola Secundária de Mucoque estabeleceram uma parceria em 2008, quando a UEM passou a usar parte das infra-estruturas desta escola para acolher a sua Escola Superior de Desenvolvimento Rural, na altura sem instalações próprias.
Actualmente, 112 estudantes bolseiros da ESUDER tem acomodação garantida num lar (dormitório) da Escola Secundária de Mucoque enquanto decorrem, em fase de acabamento, as obras que vão acolher a residência dos estudantes, no novo campus da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo.
A Escola Secundária de Mucoque, erguida em 2006, tem matriculados no presente ano lectivo um total de 1449 alunos, dos quais 1057 frequentam o período diurno e 392 nocturno.

mucoque-mesas  mucoque-carteiras

...