1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Dia Aberto promove cursos e actividades científicas

dia-aberto-2018-0A Universidade Eduardo Mondlane realizou hoje o “Dia Aberto”, no Campus Universitário Principal. O evento tem como objectivo apresentar os cursos e as actividades desenvolvidas nas diversas Faculdades e Escolas da UEM, aos alunos das escolas secundárias das cidades de Maputo e Matola, instituições de investigação públicas e privadas, empresas, indústrias nacionais e estrangeiras, parceiros de cooperação e aos demais interessados.
De entre as actividades, destaque vai para a divulgação dos cursos, através de exposições e realização de pequenas experiências demostrativas pelos estudantes dos diferentes ramos de especialização; visitas guiadas realizadas em algumas unidades orgânicas da UEM; e testes de orientação vocacional e psicológica.
Dirigindo-se às cerca de duas mil pessoas que acorreram ao local, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, explicou que a escolha de uma profissão é importante porque uma profissão da qual não se gosta tem implicações negativas sobre o seu desempenho.
Segundo Quilambo, o país precisa de quadros qualificados que estejam motivados por aquilo que fazem e a motivação também resulta de uma escolha acertada e segura. "Esperamos que vocês melhorem ainda mais os vossos conhecimentos quando entrarem na UEM. Esta instituição que é uma das mais cotadas de África deve vos ajudar na escolha da profissão", disse.
Na sequência, o Reitor da UEM visitou os stands com a exposição de cursos e serviços oferecidos pela UEM onde ouviu as explicações dos expositores e testemunhou as experiências e demonstrações científicas.
Para os alunos provenientes das escolas secundárias, a abertura de portas serviu para sentir o pulsar e a dinâmica de uma instituição de ensino superior. Afirmaram que além de visitarem o local da exposição percorreram todo o campus principal, aproveitando a ocasião para contemplar, por dentro, a mais reputada instituição de ensino superior do país.
Celeste Vicente, aluna da Escola Estrela Vermelha, disse ter gostado do que viu e ouviu. Particularmente, ela tem uma paixão pelo jornalismo, preferencialmente quer ser uma apresentadora do telejornal.
Entretanto, Fredina Rodrigues Fumo, da Quisse Mavota, após percorrer todos os pavilhões decidiu cursar Direito. " Vi os cursos de Engenharia, Medicina, Filosofia, Veterinária mas eu quero fazer Direito", sentenciou.
Além de actividades científicas e exposição de cursos, o Dia Aberto contou com actividades desportivas e culturais e decorreu sob lema “Conheça a UEM, Faça a Melhor Escolha”.

dia-aberto-2018-1