1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Lançado aplicativo móvel de gestão financeira para micro e pequenos negócios

E-conta
Fruto de estreita cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), BCI e Embaixada dos Estados Unidos, e com designação de “E-Conta”, a solução tecnológica hoje lançada (16/05/2018), no Espaço de Inovação desta Universidade, é um aplicativo de gestão financeira para Pequenas e Médias Empresas (PME,s), quer sejam do sector formal ou informal e pretende apoiar os empreendedores, com destaque para mulheres, a acederem a serviços financeiros bancários móveis.
O “E-Conta” é um aplicativo de smartphone que poderá ser usado para acompanhar melhor as finanças dos negócios, e é resultado de um concurso do qual participaram vários estudantes finalistas e recém-graduados universitários de diferentes instituições de ensino superior em Moçambique.
O aplicativo ora lançado caracteriza-se por ter como público-alvo, um segmento sem literacia financeira, sendo por isso, de utilização simples, e numa fase inicial poderá ser baixado no playstore, para sistema android.
Discursando na ocasião, a Presidente da ANJE, Dra. Juscelina Guirengane, referiu que a ideia de se criar uma solução financeira, surgiu após ser confrontada com o desafio de encontrar uma saída para o facto de que mulheres auto empregáveis e com baixo rendimento não tem capacidade financeira suficiente para expandir os seus negócios.
“Concluímos que estávamos diante de uma oportunidade de desenvolver uma solução prática e sustentável para apoiar não somente as mulheres mas todos os micro e pequenos empreendedores a terem acesso a uma ferramenta ou meio através do qual pudessem melhorar a sua capacidade de gestão, tomar melhores decisões financeiras e criar condições para aceder ao crédito bancário”, disse.
Por seu turno, o PCE do BCI, Dr. Paulo de Sousa, referiu que o aplicativo será muito útil para controlo de stock, das despesas e da facturação, produzindo informação financeira relevante que irá facilitar o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas.
Para o Embaixador dos E.U.A., em Moçambique, Dean Pittman, o modelo de parceria público-privada que reúne o governo, a academia, a sociedade civil e o sector privado é poderoso para fazer face aos desafios da sociedade.
O director de Centro de Informática da UEM, Dr. Luís Neves, fez saber que o Espaço de Inovação é por excelência um local de promoção de eventos, divulgação de resultados de pesquisa e incubação de ideias que possam resultar em soluções que possam ser úteis para a sociedade.“Tem sido o nosso contributo, facilitar a utilização do espaço, não só pela UEM, mas pelo sector privado, governo e promover o desenvolvimento de soluções que se adequam às necessidades do país”, concluiu Neves.