1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ECArte organiza ciclo de vídeos “O futuro do futuro”

ECAatre

Com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação em áreas como arte, arquitetura, design e tecnologia, a ECArte em parceria com a Maputo Fast Forward (MFF), realizou na manhã de ontem (09 de Maio) um ciclo de vídeos designado “O futuro do futuro”.
O evento insere-se na programação que a MFF está a desenvolver em parceria com várias instituições de ensino superior no país, visando promover debates e estimular ideias criativas e inovadoras em torno de diversos temas, de acordo com os cursos lecionados por cada universidade parceira.
De acordo com Rui Barbosa, gestor do projecto Maputo Fast Forward, espera-se com a iniciativa, “contribuir para que alunos, professores e pessoas envolvidas com as universidades, possam ter acesso a informações que doutra forma não teriam e, com isso criar uma dinâmica e interligação entre pessoas das diversas instituições”, disse.
Para Barbosa, a colaboração entre as várias universidades e a troca de experiências entre as várias áreas do saber, “ira gerar mais conversa entre todas as pessoas, o que resultará em maiores possibilidades de gerar novas ideias e consequente transformação no modo de praticar as artes, usar a tecnologia para inovar a dança e o teatro, bem como fazer uso das ferramentas digitais disponíveis e acessíveis (como o smartphone) para comunicar com rapidez e eficiência”, concluiu.
Simultaneamente, Eduardo Lichuge, coordenador da ECArte, uma plataforma interdisciplinar da Escola de Comunicação e Artes (ECA), espera que com este ciclo, os estudantes de cada área científica lecionada pela ECA, possam usar os conhecimentos adquiridos para reinventarem diversos aspetos das suas áreas de formação, como é o caso do jornalismo, teatro, música, ralações públicas e marketing e arquivística.
O ciclo teve duas sessões de projeções, sendo que a primeira versou sobre a Arte e Tecnologia, e a segunda tratou da Tecnologia e Comunicação.
Para além da ECA, o ciclo decorrerá na Faculdade de Arquitetura, no Instituto Superior de Artes e Cultura e, culminará com a realização de um Festival que decorrerá de 10 de Outubro a 10 de Novembro do presente ano.