1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Lançado projecto Arborização do Campus da UEM

arvores-reiFoi lançado hoje, em Maputo, a iniciativa "Arborização do Campus da Universidade Eduardo Mondlane", inserido no projecto "o Campus que eu quero" lançado este ano pelo Reitor da UEM cujo objectivo principal visa a melhoria dos aspectos ambientais no Campus Principal.
Arborização do Campus da UEM é uma iniciativa da Direcção da Administração do Campus da UEM e contou com o apoio do Dr. Salim Omar, docente da Faculdade de Direito.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, procedeu ao plantio de uma acácia de um total de 100 mudas a serem plantadas ao longo da entrada da Clínica Universitária até ao Parque de Estacionamento dos docentes e funcionários defronte dos edifícios da FLCS, da Faculdade de Economia e do Centro de Informática.
Segundo o Reitor, com este gesto, a Universidade retoma a uma iniciativa da década de 70 que levou ao plantio de bambus localizados na Faculdade de Educação e de eucaliptos que se encontram no espaço entre o edifício da Reitoria e da Biblioteca Central Brazão Mazula como forma de criar harmonia entre os docentes, estudantes, membros do CTA e a natureza.
Acrescentou que a iniciativa permite a melhoria do ambiente do campus com plantas de várias funções desde a criação de sombras até a remoção de resíduos em águas subterrâneas.
Entretanto, Dr. Salim Omar justificou a sua oferta de 100 mudas à UEM com o facto de a universidade ter uma grande responsabilidade social que não consiste somente em educar as pessoas mas também de criar um ambiente saudável. "E verifiquei que os nossos estudantes não tem a preocupação que nós tínhamos, há trinta anos atrás, de cuidar da nossa universidade", anotou.
Disse que ao oferecer as árvores é uma forma é demonstrar o seu total apoio e agradecimento à Universidade Eduardo Mondlane e de forma particular ao Reitor da UEM.
O projecto de Arborização do Campus conta com a participação dos estudantes do curso de Educação Ambiental da Faculdade de Educação da UEM.

arvore-camps21